Habitação e Serviços Sociais

Títulos de propriedade na Colônia Tavares Macedo serão entregues até julho

Por Habitação e Serviços Sociais

Publicado em 17/05/2013

Secretário Wolney Trindade com os técnicos do Iterj na Colonia Tavares Macedo -  foto Edmilson de SouzaNovo bairro, onde a colônia está instalada, receberá toda infraestrutura e mais moradias para famílias de baixa renda

Faltam poucos dias para que o sonho das 1,5 mil famílias que vivem na Colônia Tavares Macedo, em Itaboraí, se torne realidade com a conquista do título de propriedade de suas casas. Junto com a regulamentação fundiária, serão levadas à comunidade melhorias de infraestrutura, em convênio firmado entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Habitação. Novas moradias também serão construídas no bairro em parceria da Prefeitura com o Ministério das Cidades.

Nesta quarta-feira (15/05) o secretário municipal de Habitação e Políticas Sociais, Wolney Trindade, entregou o mapa da região aos técnicos do Instituto de Terras e Cartografia do Estado (Iterj), que estão no local fazendo o levantamento das famílias que terão suas casas legalizadas.

“O mapa mostra que cerca de 100 ruas e travessas ainda não têm nome, o que é fundamental para a regularização fundiária. Sugerimos aos técnicos do Iterj nomes de plantas e flores como: Rua das Rosas, Travessa dos Eucaliptos, Rua das Orquídeas, Rua das Margaridas etc,” disse Wolney, que espera que a entrega dos títulos de propriedade aos moradores seja feita até a segunda quinzena de julho pelo prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, governador Sérgio Cabral, e o secretário estadual de Habitação, Rafael Picciani.

“Vamos construir em parceria com o Governo Federal, 55 apartamentos que serão destinados às famílias que moram em áreas consideradas de risco. Mais adiante, outras 280 unidades surgirão através do Programa “Minha Casa, Minha Vida” para atender às famílias com renda mensal de zero a três salários mínimos”, destacou o prefeito Helil Cardozo.

A Colônia Tavares Macedo fica a 3,5 quilômetros do centro de Itaboraí, ocupando uma área de um milhão de metros quadrados pertencente ao Estado que passará para a Prefeitura com a regulamentação fundiária. A comunidade receberá melhorias estruturais básicas como rede de esgoto, pavimentação das ruas e travessas e melhorias nos sistemas de água e energia elétrica.

A Cehab, órgão da Secretaria de Habitação, está investindo cerca de R$ 1 milhão nos serviços de topografia, planta, legalização e parcelamento do solo, entre outros. Já a realização das obras, como construção das moradias, área de lazer e escola, além de toda infraestrutura será feita pela Prefeitura com recursos do Ministério das Cidades, que disponibilizará cerca de R$ 70 milhões para as obras.