Desfiles cívicos marcam as comemorações dos 180 anos de emancipação de Itaboraí

Publicado em 19/05/2013

Banda da Guarda Municipal

Maestro Ivan Cid à frente da Banda da Guarda Municipal de Itaboraí

O município de Itaboraí continua festejando os seus 180 anos de emancipação político-administrativa. Estudantes de escolas públicas e particulares participaram de desfiles cívicos no sábado (18/05) no Parque Industrial – Reta e  em Sambaetiba,  e no domingo(19/05), no distrito de Manilha. O prefeito Helil Cardozo, acompanhado de seu secretariado e vereadores, prestigiou os desfiles que mobilizaram crianças, adolescentes e integrantes do Projeto Vida em Movimento, que integra pessoas a partir de 50 anos de idade em busca de melhor qualidade de vida. O prefeito aproveitou a oportunidade para lembrae que, no próximo dia 22 (quarta-feira), data da emancipação da cidade, o desfile será a partir das 8h, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

“Fecharemos os desfiles com chave de ouro. Oito bandas, com total de 320 músicos, acompanharão a apresentação de 37 creches e escolas, além de funcionários e alunos de projetos como o Espaço Universitário Itaboraí e de Apoio à Educação Integral, totalizando cerca de 6 mil pessoas”, disse Helil.

No sábado, as Bandas Municipal e das escolas  Genásio da Costa Cotrim, Clara Pereira de Oliveira, Milton Rodrigues da Rocha, Guilherme de Miranda Saraiva e Promotor Luiz Carlos Coffaro, prestigiaram os desfiles de oito escolas no Parque Industrial-Reta, e em Sambaetiba, onde se apresentaram as Escolas Municipais Amélia Guimarães Fernandes, J. Augusto de Andrade e Geremias de Matos Fontes, totalizando 350 estudantes.

Encerrando os desfiles deste fim de semana, em Manilha, oito bandas, inclusive a da Guarda Municipal, com 39 músicos, sob o comando do maestro Ivan Cid, deram apoio ao desfile de cerca de 4 mil alunos, professores e pessoal de apoio de 30 creches, escolas e do Projeto Vida em Movimento, sob o comando da primeira dama de Itaboraí, professora Ana Maria Cardozo.

Este projeto mobiliza diariamente cerca de 1.200 mulheres e homens com mais de 50 anos de idade, com o objetivo de resgatar a autoestima e o bem estar dos cinquentões que mostraram vitalidade ao desfilar na Avenida Prefeito Milton Rodrigues Rocha, em Manilha.