Na noite gospel, Fernandinho ora e canta para 35 mil pessoas

Por Educação

Publicado em 21/05/2013

Fernandinho em Itaborai - Foto Sandro Giron

Cantor Fernandinho foi a atração principal da noite de segunda-feira em Itaboraí – Foto Sandro Giron

Cerca de 35 mil pessoas celebraram os 180 anos de emancipação política de Itaboraí na noite desta segunda-feira ao som do cantor Fernandinho, um dos maiores ídolos da música gospel na atualidade. Ele e sua banda ocuparam o palco principal da arena de shows que já recebeu mais de 160 mil espectadores desde o sábado, quando começou a série de apresentações em comemoração do aniversário. Nesta quarta-feira, é a vez da cantora Claudia Leitte animar a festa.

Fernandinho tocou durante mais de uma hora, começando o show com “Infinitamente Mais” e passando por canções como “Teus Sonhos”, “Vamos Mudar o Mundo” e “Teu Clamor”. O show terminou por volta da 1h30.

“Já estamos na madrugada de terça-feira,e muita gente aqui vai trabalhar daqui a pouco. Fico muito feliz que vocês tenham permanecido até agora para ouvirem não apenas o meu som, mas a palavra de Deus. Muito obrigado a todos vocês”, disse o cantor, ao se despedir da plateia.

Helil Cardozo e Bia Rodrigues - Foto Sandro Giron

Prefeito Helil Cardozo junto à cantora-revelação do gospel, Bia Rodrigues – Foto Sandro Giron

Antes de Fernandinho, diversos artistas se revezaram em apresentações num palco secundário montado ao lado do espaço principal. Entre eles, os cantores William Nascimento e Beatriz, além de uma das grandes revelações da música gospel atual, Bia Rodrigues, natural de Itaboraí e classificada para a final de um concurso nacional, promovido por uma emissora de rádio evangélica, do qual já concorreram cerca de mil artistas. Também se apresentaram a dupla de MCs Thiago e Diogo, o casal Marcelo Dias e Fabiana, e as bandas USB Live e Xáris, entre outros.

O prefeito Helil Cardozo interagiu com o público em diversos momentos, e foi pessoalmente aos camarins dar as boas vindas aos artistas, como fez nas outras noites. Ele lembroou que a programação gospel nada tinha a ver com o fato de ele ser evangélico, lembrando que cada uma das seis noites de shows foi dedicada a um tipo específico de público.

“Sou o prefeito de toda a população, e não só dos evangélicos”, disse Helil. “Temos shows diversos ao longo dessa semana de festa, desde o pop e o funk de Lulu Santos e Naldo, até o pagode e o axé de Sorriso Maroto e Claudia Leitte, passando pela música católica do grupo Rosa de Saron”, lembrou.

Publico ora em Itaborai - Foto Sandro Giron

Público ora durante a apresentação do cantor Fernandinho, na arena de shows em Itaboraí – Foto Sandro Giron

Na plateia, além do plúblico de Itaboraí, havia visitantes de diversas regiões e cidades vizinhas. O clima de paz observado nos dois primeiros dias de evento se repetiu na segunda-feira.

Morador de São Gonçalo, Alessandro Silva, de 30 anos, elogiou a estrutura e a organização do evento.

“Fiquei sabendo da programação pela TV, e não pude deixar de vir. Nós, evangélicos, precisamos de momentos como este. Itaboraí está de parabéns”, ressaltou.

Já Elanie Pereira, 29 anos, fã da cantora Bia Rodrigues e moradora de Itaboraí, sugere que o local escolhido para a festa abrigue ainda mais eventos.

“A prefeitura está de parabéns pela programação, pois tem shows para todos os gostos”, disse Elaine.

Os artistas que se apresentaram no palco 2 também aprovaram a iniciativa da Preteitura. Bia Rodrigues se mostrava ansiosa antes de subir ao palco.

“É maravilhoso estar aqui hoje e poder louvar para essa multidão na minha cidade. Quero agradecer o apoio da Prefeitura, na figura do prefeito Helil Cardozo, por essa oportunidade única”, disse Bia.

Já William Nascimento ressaltou o ecletismo da programação:

“É gratificante estar em Itaboraí novamente, uma cidade onde sempre sou recebido com carinho. Quero agradecer pelo convite. É maravilhoso participar da programação de uma festa com tantos artistas renomados, como Lulu Santos e Claudia Leitte, e nós, evangélicos, também marcando nossa presença”, afirmou.

Não foi registrada qualquer ocorrência policial durante o evento desta segunda-feira, que tem o esquema de segurança a cargo da Guarda Municipal, operando com 35 agentes. Além disso, 100 seguranças particulares trabalham na arena. A Polícia Militar também apoia o evento com seu efetivo, além da DEfesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Uma equipe formada por 20 profissionais do departamento de posturas atua no combate ao comércio ilegal e na manutenção da ordem das 54 barracas autorizadas a venderem seus alimentos e bebidas. Todos os comerciantes contribuíram com os devidos impostos para uso do espaço. No trânsito, não houve qualquer interdição, e o tráfego fluiu normalmente.

A Secretaria Municipal de Saúde registrou, nesta segunda-feira, 23 atendimentos, sendo três deles com necessidade de remoção para o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior,todos sem gravidade.  Seis ambulâncias estão à disposição do evento, com cinco médicos, cinco enfermeiros e 15 técnicos de enfermagem, distribuídos entre elas e as duas tendas climatizadas montadas no local, que contam com leitos para hidratação, remédios e até desfibriladores.

A programação continua nesta quarta-feira com a cantora Claudia Leitte, um dia depois do grupo de pagoda Soriso Maroto, que estava previsto para se apresentar na terça-feira. Na quinta-feira, fechando o evento, é a vez do grupo católico Rosa de Saron subir ao palco principal.

A arena de shows, com capacidade para receber até 80 mil pessoas, está montada na Avenida 22 de Maio, 4.908, no bairro Rio Várzea. A programação começa às 19 horas, com a apresenação de DJs e artistas locais.