Itaboraí tem dia de festa em celebração aos 180 anos de emancipação

Publicado em 22/05/2013

Helil desfila junto a sua ex-escola - Foto Sandro Giron

Prefeito Helil Cardozo desfila junto a sua ex-escola – Foto Sandro Giron

A quarta-feira (22/05) foi de festa ao logo de todo o dia em Itaboraí, na comemoração dos 180 anos de emancipação político-administrativa do município. A programação começou cedo, com o desfile de 36 escolas e creches, além de outras instituições do município, e continuou com diversas atividades, que incluíram uma feira agropecuária, um amistoso de futebol masters e uma sessão solene da Câmara Municipal, além dos shows previstos para a arena instalada na Avenida 22 de Maio, com a cantora Cláudia Leitte como atração principal.

O prefeito Helil Cardozo desfilou junto à sua antiga escola, o  Centro de Ensino Cristo Rei, e acompanhou o restante do evento no palanque oficial, montado na Praça Floriano Peixoto. Ao longo dos desfiles, por diversas vezes o prefeito desceu para cumprimentar alunos e recebrer homenagens, junto à sua equipe de governo. Além das instituições de ensino públicas e particulares, desfilaram também órgãos do município como o Itaprevi e o Espaço Universitário, além do Projeto Vida em Movimento e a equipe do núcleo de Educação Integral.

Ao todo, nove bandas acompanharam os desfiles, incluindo a Banda da Guarda Municipal, regida pelo maestro Ivan Cid.

À tarde, um jogo de futebol entre equipes de veteranos da Associação Desportiva Itaboraí (ADI) e o Botafogo lotou o estádio Alzirão. O prefeito Helil Cardozo, botafoguense assumido, entrou em campo com a camisa alvinegra, e jogoupor 13 minutos do primeiro tempo. Apesar do esforço do prefeito, a ADI venceu a partida por 3 a 0. O time botafoguense contou com craques do passado como Mendonça, Paulo Verdan e Nilson Dias.

À noite, a Câmara Municipal, que também celebrou seu aniversário na quarta-feira, realizou uma Sessão Solene na sede da Associação de Inspetores de Polícia do Estado do Rio de Janeiro (Aiperj), que também contou com a presença do prefeito Helil Cardozo.

Ao longo do dia, a feira agropecuária Ita Terra, montada na Praça Marechal Floriano Peixoto, exibiu produtos típicos da área rural de Itaboraí, além de animais da região. A população pôde conversar com os próprios produtores, além de adquirir produtos alimentícios e ornamentais. Havia, ainda, a exposição de artesanato local. Até a tarde desta quarta-feira, cerca de 1.200 pessoas já haviam visitado a feira.

A festa em Itaboraí continua nesta quinta-feira (23/05), com a chegada da Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude, que passam pela cidade. A peregrinação começará às 9h, com o prefeito Helil Cardozo e seu vice, Audir Santana, recebendo a comitiva católica na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, em Manilha.

Às 12:30h, a caravana seguirá em carreata pela Avenida 22 de Maio, para eventos na Paróquia São Pedro Apóstolo e no Hospital Colônia Tavares Macedo, ambos em Venda das Pedras. Ainda na quinta-feira (23), às 17h, os peregrinos com os símbolos oficiais da JMJ chegarão a Paróquia São João Batista de Itaboraí, no Centro, de onde sairão em procissão para a Santa Missa às 19h, com sacerdotes do Vicariato Rural, no Parque de Eventos, Av. 22 de Maio, 4908, Rio Várzea.

Logo em seguida, várias bandas católicas se apresentam, com o encerramento dos shows a cargo do grupo Rosa de Saron. Encerrado o show, os fiéis seguirão em carreata para a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Porto das Caixas. Lá, será feita uma vigília terminando com a Santa Missa, às 7:00h de sexta-feira, dia 24.