Itaboraí intensifica vacinação contra febre aftosa

Por Agricultura

Publicado em 28/05/2013

Vacinação contra febre aftosa - Foto Edmilson de SouzaMeta é imunizar todo o rebanho até o dia 31

A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Itaboraí intensifica a vacinação contra a febre aftosa para manter o município livre da doença, muito contagiosa e que acomete bois, vacas e búfalos. A expectativa é de que até o dia 31 deste mês – último dia da campanha em todo o Estado – as 12 mil cabeças de gado e cerca de mil búfalos sejam imunizados. Desde 1988, Itaboraí não registra a doença, que apresenta sintomas clínicos como perda de peso, febre e aparecimento de aftas na boca, focinhos e tetas dos animais.

“A nossa meta é alcançar 100% de índice vacinal. A prefeitura adquiriu 20 mil doses da vacina, e a Secretaria colocou à disposição dos cerca de 50 produtores rurais 16 pontos de vacinação para bois e vacas. A imunização dos búfalos fica por conta de seus criadores, que são fiscalizados pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária”, disse o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, José Carlos Rodrigues, o Zeca de Pacheco.

O Estado do Rio de Janeiro está há 16 anos sem registro da doença, e Itaboraí, há 25 anos. Para continuar mantendo o status de livre contra a febre aftosa, é fundamental o envolvimento de toda a cadeia produtiva nas etapas de vacinação que ocorrem anualmente, sempre nos meses de novembro e maio, acrescenta Zeca de Pacheco.

A comprovação da imunização do rebanho é sempre exigida para a emissão da Guia de Trânsito Animal – GTA – nos deslocamentos dos bois, vacas e búfalos, além de evitar penalidades como multa e interdição da propriedade.