Desenv. Social

Construção do Centro de Comércio Popular começa no mês que vem

Por Desenv. Social

Publicado em 29/05/2013

Ambulantes sairão da informalidade e microempreendedor terá acesso a linha de crédito

Terreno do futuro Centro de Comercio PopularOs ambulantes que comercializavam, de forma irregular, suas mercadorias no Centro de Itaboraí terão nos próximos meses um novo local para trabalhar com mais dignidade e conforto. As obras de construção do Centro de Comércio Popular (CCP) começam no próximo mês com previsão de conclusão em 90 dias. A área de mil metros quadrados na Avenida 22 de Maio, centro da cidade, já foi desapropriada pela Prefeitura, que vai organizar o comércio ambulante, com a padronização das barracas. O novo espaço também irá permitir que as calçadas sejam utilizadas livremente pelos pedestres, o que não estava acontecendo.
Segundo o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, os ambulantes do Centro de Itaboraí, que são moradores da cidade, ocuparão os 138 boxes distribuídos em três pavimentos.
“O objetivo é tirar os ambulantes da informalidade. O Centro de Comércio Popular de Itaboraí (CCP) terá escadas, rampas para deficientes, banheiros, luz, gás, lixeiras, segurança e outros equipamentos, além de sistema de ventilação adequado ao empreendimento. Ao todo serão 112 boxes de 1,25m x 2,50m cada e os demais, destinados à venda de alimentos, terão 2m x 2m cada”, disse Audir Santana.
Audir lembrou que na ocasião da assinatura do decreto nº 12/2013 de desapropriação do imóvel, transformando-o em área de utilidade pública, o prefeito Helil Cardozo declarou que haveria espaço para o microempreendedor e que a Prefeitura iria liberar crédito para quem quisesse adquirir equipamentos.
“Tenho a certeza de que o novo espaço permitirá avançarmos na concessão de créditos para os ambulantes. Este projeto é inovador  e trará conforto e segurança tanto para os vendedores quanto aos consumidores”, reforça Audir.
Outros CCPs serão construídos em Manilha e Apolo dentro do projeto Camelô Legal da secretaria municipal de Desenvolvimento Social. A exemplo do Centro da cidade, as instalações serão ocupadas exclusivamente por ambulantes que moram em Itaboraí e que terão sempre que comprovar a procedência das mercadorias colocadas à venda. “Pirataria e contrabando não terão espaço no nosso Centro de Comércio Popular”, garantiu o vice-prefeito.