Prefeitura faz obras emergenciais na histórica Igreja de São João Baptista

Por Educação

Publicado em 02/06/2013

Melhorias na Igreja - Foto Edmilson de SouzaA Prefeitura de Itaboraí deu início, no mês de maio, a obras emergenciais de recuperação da fachada da histórica igreja de São João Baptista, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro. As intervenções foram autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do imóvel.

A primeira ação foi o corte de um arbusto que crescia há mais de um ano junto ao campanário. Também foi retirada uma mangueira luminosa, que não era mais utilizada. O prefeito Helil Cardozo criou um grupo de trabalho, liderado pelo presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, para tratar do assunto.

“A responsabilidade e a obrigação de manter o prédio em boas condições é da Arquidiocese, que é a proprietária do imóvel. Mas a Prefeitura está à disposição para colaborar no que for possível”, disse Cláudio Rogério.

A pedido da Fundação Cultural, e com a autorização do pároco local, as primeiras intervenções foram realizadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. Já a Secretaria Municipal de Obras executará a pintura externa do prédio e o escoramento do coro, interditado pela Defesa Civil.

“Um patrimônio deste porte não pode ficar descuidado. Temos de buscar sempre valorizá-lo para dar mais tranquilidade e segurança aos frequentadores e até para melhorar sua aparência junto a todos os cidadãos e visitantes”, afirma o secretário de Serviços Públicos de Itaboraí, Marcos Le Gentil.

Construída em 1693, a Igreja de São João Baptista, localizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, recebeu sua última obra de restauração em 1979. A igreja recebe cerca de 1.000 fiéis nas missas realizadas aos sábados e domingos.