VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Desenv. Econômico
Alvará Online chega a Itaboraí para reduzir custos e burocracia
Por Desenv. Econômico
Publicado em 12/12/2018
A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) realizaram na última terça-feira (11/12), o lançamento oficial do Alvará Online no município, com o objetivo de promover mais integração, rapidez e economia para estimular o empreendedorismo em Itaboraí.
O sistema já vem sendo utilizado há três meses na cidade e nesse período de teste, 475 documentos foram emitidos virtualmente, representando uma economia de aproximadamente mil impressões por mês. Além de gerar menos impactos para o meio ambiente, o novo método também diminui os gastos públicos com logística e insumos. E ainda diminuição da burocracia interna e externa; legalização empresarial de maneira remota, e outros.
O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou a importância do sistema e parabenizou o corpo técnico por concretizar algo que era almejado há anos, o Alvará Online. E ainda agradeceu ao secretário da pasta, Kaito Rangel, Sebrae e Jucerja, por toda ajuda e apoio. “O poder público tem a função de estimular a atuação desses empresários e não atrapalhar com a burocracia. O Alvará Online é um importante caminho para aumentar a arrecadação do município através dos MEIs”, frisou o chefe do Executivo.
Segundo o coordenador da Regional Leste Fluminense do Sebrae Rio, Leandro Marinho, o Alvará Online é uma forma de otimizar o trabalho dos pequenos e microempreendedores que acumulam diversas funções. “Com esse sistema, os empresários podem se ocupar menos com burocracia e mais com estratégias para fortalecer a empresa, focando em crescer para gerar mais emprego e renda para o município”.
O evento contou ainda com a presença de alunos do Ensino Médio de três escolas estaduais do município, que participam das aulas de empreendedorismos nas unidades escolares. São elas, o Ciep 426 Eduardo Ribeiro de Carvalho, em Quissamã; Ciep 129 José Maria Nanci, no Bairro Esperança e o Ciep 424 Pedro Amorim, em Visconde.
Atualmente, mais de 50% das cidades fluminenses contam com o alvará online. São 56 municípios dos 92 totais. Nos últimos anos, o Estado do Rio diminuiu em 57% o prazo para abertura de empresas, segundo o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Veloso. “A emissão digitalizada do documento foi decisiva para promover essa agilidade, fortalecendo micro, pequenos e médios empresários”, afirma o dirigente do órgão.
O contador, Uelliton de Souza parabenizou em nome dos contabilistas, todos os envolvidos no processo. “Somos parceiros neste programa de desburocratização. Este governo será marcado por essa inovação, uma conquista para a nossa cidade”, disse o contador.
O evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, Kaito Rangel; o agente de desenvolvimento do município e responsável pelo centro do Empreendedor, Humberto Daniel de Mattos; o presidente da Associação dos Contabilistas de Itaboraí, Carlos Roberto de Oliveira; a professora de Empreendedorismo do Ciep 424 Pedro Amorim, Josiane Almeida; o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas) de Itaboraí, Ricardo Caldas Pestana e contadores do município.
Por Thaís Azevedo
Noticias em Destaque