Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Desenv. Econômico

Alvará Online chega a Itaboraí para reduzir custos e burocracia

Por Desenv. Econômico

Publicado em 12/12/2018

32416681678_c158384986_zA Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) e a Jucerja (Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro) realizaram na última terça-feira (11/12), o lançamento oficial do Alvará Online no município, com o objetivo de promover mais integração, rapidez e economia para estimular o empreendedorismo em Itaboraí.

O sistema já vem sendo utilizado há três meses na cidade e nesse período de teste, 475 documentos foram emitidos virtualmente, representando uma economia de aproximadamente mil impressões por mês. Além de gerar menos impactos para o meio ambiente, o novo método também diminui os gastos públicos com logística e insumos. E ainda diminuição da burocracia interna e externa; legalização empresarial de maneira remota, e outros.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza destacou a importância do sistema e parabenizou o corpo técnico por concretizar algo que era almejado há anos, o Alvará Online. E ainda agradeceu ao secretário da pasta, Kaito Rangel, Sebrae e Jucerja, por toda ajuda e apoio. “O poder público tem a função de estimular a atuação desses empresários e não atrapalhar com a burocracia. O Alvará Online é um importante caminho para aumentar a arrecadação do município através dos MEIs”, frisou o chefe do Executivo.

32416681808_8a818be400_zSegundo o coordenador da Regional Leste Fluminense do Sebrae Rio, Leandro Marinho, o Alvará Online é uma forma de otimizar o trabalho dos pequenos e microempreendedores que acumulam diversas funções. “Com esse sistema, os empresários podem se ocupar menos com burocracia e mais com estratégias para fortalecer a empresa, focando em crescer para gerar mais emprego e renda para o município”.

O evento contou ainda com a presença de alunos do Ensino Médio de três escolas estaduais do município, que participam das aulas de empreendedorismos nas unidades escolares. São elas, o Ciep 426 Eduardo Ribeiro de Carvalho, em Quissamã; Ciep 129 José Maria Nanci, no Bairro Esperança e o Ciep 424 Pedro Amorim, em Visconde.

Atualmente, mais de 50% das cidades fluminenses contam com o alvará online. São 56 municípios dos 92 totais. Nos últimos anos, o Estado do Rio diminuiu em 57% o prazo para abertura de empresas, segundo o presidente da Jucerja, Luiz Paranhos Veloso. “A emissão digitalizada do documento foi decisiva para promover essa agilidade, fortalecendo micro, pequenos e médios empresários”, afirma o dirigente do órgão.

31349635387_55c9ee41e3_zO contador, Uelliton de Souza parabenizou em nome dos contabilistas, todos os envolvidos no processo. “Somos parceiros neste programa de desburocratização. Este governo será marcado por essa inovação, uma conquista para a nossa cidade”, disse o contador.

O evento contou com a presença do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj, Kaito Rangel; o agente de desenvolvimento do município e responsável pelo centro do Empreendedor, Humberto Daniel de Mattos; o presidente da Associação dos Contabilistas de Itaboraí, Carlos Roberto de Oliveira; a professora de Empreendedorismo do Ciep 424 Pedro Amorim, Josiane Almeida; o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes e Lojistas) de Itaboraí, Ricardo Caldas Pestana e contadores do município.

Por Thaís Azevedo 

Compartilhe

Noticias em Destaque