Saúde: prefeito declara situação de emergência

Por Saúde

Publicado em 08/01/2013

Icones Helil__-03

Para garantir o atendimento à população, prefeito fará contratação emergencial de 700 profissionais para os postos de atenção básica e unidades de urgência e vai rever contratos de aluguel de prédios e de equipamentos feitos de forma irregular por seu antecessor.

Com 36 postos de saúde e 45 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) sem funcionar regularmente por falta de profissionais e de pagamento de contratos de aluguel de prédios e equipamentos, o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo (PMDB), resolveu decretar situação de emergência na área da Saúde. O anúncio foi feito na tarde desta sexta-feira (04-01) durante visita ao Posto de Atendimento Médico (AME) de Itambi. A unidade de urgência 24 horas, inaugurada há apenas seis meses, estava fechada desde o dia 30 de novembro passado por falta de pagamento de pessoal, rompimento de contratos de fornecimento de alimentação e limpeza, e aluguel de ambulâncias em atraso.

“Essa situação não pode permanecer nem mais um dia, vamos contratar os médicos de volta e regularizar os contratos para que o atendimento não seja prejudicado”, afirmou o prefeito, que pretende recontratar 700 médicos, enfermeiros e auxiliares que haviam sido dispensados no dia 31 de dezembro pelo antigo gestor. O número, segundo o prefeito, será suficiente para normalizar o

atendimento nos postos de saúde básica e nos PSFs.

Na visita ao posto de Itambi, Helil constatou que o prédio está apto a funcionar e possui, inclusive, estoque de medicamentos suficiente para dois meses. Segundo a diretora administrativa da unidade, Juliana Simões, durante o período de funcionamento, o posto chegou a realizar dez mil atendimentos.   “Trata-se de um problema de gestão. O antigo prefeito contratou uma empresa que não cumpriu com os pagamentos dos funcionários e com os aluguéis das ambulâncias e do próprio prédio onde o posto funciona, um absurdo”, disse Helil, esclarecendo que pretende fazer contratações diretamente pela prefeitura.

DSC_5964

Apesar de não estarem fechados, os demais postos de saúde básica da cidade também funcionam de forma precária. De acordo com o secretário de Saúde, Edilson Santos, oito deles estão instalados em prédios alugados, cujos pagamentos estão com três meses de atraso. São eles: Monte Verde, Marambaia, Vila Brasil, Ampliação II, Aldeia da Prata, Vila Gabriela, Porto das Caixas e Agrobrasil.

Helil deu prazo de 30 dias a sua equipe para que a unidade volte a funcionar plenamente com consultórios clínico, dentário e duas ambulâncias para transporte de pacientes. Outros dois problemas a serem enfrentados são abastecimento de energia e de água no posto. Só há uma caixa d´água, que segundo a administradora não dá vazão a demanda, e o fornecimento de energia é irregular. Helil já determinou ao secretário de Obras a instalação de um poço artesiano para solucionar emergencialmente a questão da água e pedirá à Ampla, concessionária de energia elétrica que atende à região, a construção de uma subestação de energia no bairro.

DSC_6187

Pacientes que aguardam cirurgias desde 2009 serão atendidos em mutirão

O prefeito Helil Cardozo, que desde o dia 2 despacha numa sala do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, no Centro de Itaboraí, almoçou hoje com os médicos no refeitório da unidade e garantiu que a partir de fevereiro iniciará um mutirão para a realização de cirurgias eletivas. “Em três meses quero zerar a fila de espera por cirurgias, pois há 840 pessoas sofrendo desde 2009 sem saber quando poderão ser operadas”, afirmou Helil.