Encontro de Gestores reúne 200 diretores e supervisores escolares

Por Educação

Publicado em 07/06/2013

Helil no Enconrto de Gestores-1A Secretaria Municipal de Educação de Itaboraí, por meio da Subsecretaria de Gestão e Articulação,  realizou, nesta sexta feira (07-06), o Segundo Encontro de Gestores. O evento reuniu cerca de 200 diretores e supervisores das escolas municipais da cidade e teve como objetivo capacitar e instrumentalizar os gestores educacionais para atuarem com autonomia no desenvolvimento de suas atribuições e competências. O prefeito Helil Cardozo esteve no encontro e falou sobre a humanização do atendimento à população:
“Sempre que visito uma unidade de saúde me preocupo em ouvir os pacientes e orientar as pessoas que ali trabalham. Esses pacientes devem ser tratados como membros de nossas famílias. A comunidade escolar deve ser tratada dessa mesma forma. Pais, alunos e professores precisam ser ouvidos e também devem participar do dia a dia da suas escolas”, disse Helil Cardozo.

A secretária municipal de Educação, Susilaine Duarte, afirmou que o encontro serviu para oferecer ao gestor uma formação continuada, auxiliando na capacitação profissional.

“Recentemente, foram eleitos os conselhos escolares, e nós temos que fortalecer esses conselhos. As formações continuadas também auxiliaram nesse sentido para inovar e desenvolver competências na escola, por meio da uma gestão democrática”, explicou Susilaine.

O Encontro durou todo o dia, e começou com um café da manhã oferecido aos gestores.

Duas palestras foram apresentadas durante o encontro. A primeira, com a  professora Heloisa Lück, que falou sobre o fortalecimento dos conselhos escolares e a cultura de participação na escola. Heloisa veio do Paraná, onde dirije o Centro do desenvolvimento Humano Aplicado de Curitiba (CEDHAP ). A segunda palestra foi ministrada pela professora Débora Dias Gomes, que falou sobre a gestão escolar e o cotidiano da escola.
“Eu não consigo ver mudanças onde não há um agente de mudanças, e o gestor é uma peça fudamental nesse processo. O prefeito Helil Cardozo falou sobre humanização, e eu também não vejo como pensar em educação sem humanização”, declarou Débora.

Diretora da Escola Municipalizada CIEP 452, Simone Pereira dos Santos exerce o cargo de gestão escolar há 18 anos, e aprovou os resultados obtidos no Encontro.

“Temos muitos colegas novos, no primeiro ano como gestor, e esse tipo de ação contribui com o nosso trabalho, sendo fundamental para quem está iniciando nesta função”, disse Simone.