Vacinação contra paralisia infantil já atinge mais de 60% do objetivo

Por Saúde

Publicado em 13/06/2013

Prefeito Helil Cardozo participou do primeido dia da camapnha de vacinacao - Foto Edmilson de SOuza

A 34ª Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, que ocorre até 21 de junho, já atendeu, até esta quarta-feira (12/06), 61,8% do público-alvo em Itaboraí, que é de 15 mil crianças entre 6 meses e 5 anos de idade. O município está em segundo lugar no ranking da Região Metropolitana II.

O prefeito Helil Cardozo abriu a vacinação no posto de saúde da família de Jardim Dália, no Apollo, na manhã do último sábado (08/06). O evento contou também com a presença do personagem Zé gotinha, que visitou outras unidades de saúde no município.

O coordenador técnico da Divisão de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde, Valter Montes, lembra que Itaboraí vem recebendo uma grande demanda de novos habitantes, e faz uma recomendação aos pais.

Temos que levar em consideração a população flutuante no município, que vem para cá trabalhar. É importante que os pais levem a carteira de vacinação, para que se verifique se o esquema de imunização das crianças está em dia”, explicou.

A imunização está disponível nas 45 unidades de saúde de Itaboraí, na Policlínica de Especialidades Médicas Vereador José de Oliveira (Filoco) e no Hospital Estadual Tavares de Macedo, abertos das 8h às 17h.

Esse ano, o público-alvo a ser vacinado na campanha são crianças a partir dos 6 meses com a vacina oral (VOP), as chamadas gotinhas, desde que já tenham sido vacinadas com a versão injetável (VIP). Caso contrário, as gotinhas não serão aplicadas, sendo aplicada a injeção. O objetivo é evitar que as crianças com esquema vacinal atrasado percam a oportunidade da vacinação.

Vacina Oral – Vale lembrar que não existe tratamento para a poliomielite, mas apenas a prevenção, por meio da vacinação. A vacina protege contra os sorotipos 1, 2 e 3 do poliovírus. A eficácia da imunização gira em torno de 90% a 95%. A vacina é recomendada mesmo para crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia.

A vacina é considerada extremamente segura, sendo raríssimas as reações associadas à administração do produto. Em alguns casos, como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, febre acima de 38ºC ou ou hipersensibilidade a algum componente da vacina recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a dose deve ser aplicada.

Rotina – Oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina contra a paralisia infantil está disponível durante todo o ano nos postos de saúde de Itaboraí para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem a dose durante o período da campanha, mesmo as que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A doença – O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite, doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada por um vírus (poliovírus) e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra a poliomielite

Idade

Qual a vacina

2 meses