Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Governo

Prefeitura abriga exposição de arte

Por Governo

Publicado em 18/06/2013

Dawson Nascimento da Silva e suas obras - Foto Sandro GironA Fundação Cultural de Itaboraí inaugurou, na manhã desta segunda-feira (17), no Salão Nobre da Prefeitura, a exposição “A história de Itaboraí em Entalhes”, do artista Dawson Nascimento da Silva. A exposição, com visitação gratuita, vai até o dia 31 de julho.

 

Autodidata, Dawson diz que sua maior influência foi a convivência com artistas nos ateliês de Ouro Preto e Mariana, nas cidades históricas de Minas Gerais.

 

“Frequentei bastante esses lugares e fui me aprimorando. Essa exposição é uma forma de resgatar, preservar e difundir o patrimônio histórico da região, e fazer com que as pessoas possam conhecer a arte de entalhes, além de ser uma oportunidade de expor meus trabalhos”, comentou o artista.

 

Ao todo, oito peças de arte entalhadas em madeira, com baixo ou alto relevo, retratam a arquitetura colonial de Itaboraí. Dentre elas, o Convento São Boaventura, o Palacete da Prefeitura de Itaboraí, a Câmara de Vereadores, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e a Igreja Matriz São João Batista.

 

Segundo o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra, essa é a primeira vez que o Salão Nobre recebe uma exposição de arte.

 

“Vamos oferecer mais exposições como esta. Nosso objetivo é dar uma utilidade a mais para este espaço”, disse Cláudio, ressaltando que escolas, grupos e instituições que queiram visitar a exposição devem fazer um pré-agendamento, por meio do telefone: (21) 3639-2022.

 

A Prefeitura de Itaboraí fica na Praça Marechal Floriano Peixoto, n° 97, Centro. Os  dias e horários de visitação são de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

Entalhe

 

O entalhe é a arte de cortar ou entalhar a madeira. Entalhe em madeira é o trabalho artesanal com o propósito de dar a forma a um determinado desenho, transformando-o em alto relevo.

 

Iphan

 

Durante a cerimônia de inauguração da exposição estava prevista a assinatura da renovação do termo de prorrogação pelo uso da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres entre o prefeito de Itaboraí, Helil Cardozo, e a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Cristina Lodi. No entanto, por motivos pessoais, a superintendente do Iphan teve de desmarcar o compromisso. A assinatura será realizada em data a ser marcada.

Compartilhe