Itaboraí recebe Mini Basquete, emparceria com COB e CBB

Por Educação

Publicado em 24/06/2013

Mini-Basquete-Foto-Alexandre-Arêas

A Escola Municipal Auto Rodrigues de Freitas, em Itaboraí, viveu um sábado (22/06) diferente com a realização da terceira e última etapa do 1º Encontro de Mini Basquete 2013. O evento teve palestras de Francisco Oliveira, gerente de eventos da Confederação Brasileira de Vasquete (CBB), e da técnica Elen Rosa, do Instituto Mangueira, além da participação do jogador Bruno Lins Rosa. O encontro terminou com um animado festival de basquete entre os participantes.

Segundo o subsecretário municipal de Esportes de Itaboraí, Alexandre Arêas, o evento, realizado em parceria com a Secretaria de Educação, foi o primeiro passo para a possibilidade de ser realizado um convênio entre a Prefeitura e a CBB, visando incrementar a prática do vasquete no âmbito educacional na cidade.

“É de grande importância a realização do Mini Basquete, que serve para capacitar nossos professores de Educação Física em relação ao uso do esporte como ferramenta educacional”, disse Arêas. “Espero que este evento seja apenas o início de uma bela parceria com a CBB”.

Representando a Secretaria de Educação, o coordenador de Educação Física André Santos elogiou a parceria com a pasta de Esportes:

Quem ganha com isso são nossos estudantes. Fiquei muito feliz com essa parceria. As secretarias têm de atuar em conjunto”, disse André.

Já Francisco Oliveira ressaltou a necessidade de se massificar o Mini Basquete para contribuir com a educação em âmbito nacional.

“Esse é o primeiro passo para termos o mini basquete massificado em âmbito nacional. Nas três etapas (Cachoeiras de Macacu, Queimados e Itaboraí) conseguimos envolver um grande número de crianças e professores, que tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o mini basquete e fundamentos da modalidade. Aproveito para agradecer o apoio dessas três prefeituras que viabilizaram o evento”, destacou Francisco Oliveira.

A proposta do Mini Basquete é a de capacitar professores de educação física para adotar a modalidade esportiva entre estudantes até os 11 anos de uma forma educacional, e não competitiva. Nesse caso, as atividades têm caráter lúdico, com a realização de festivais ao invés de campeonatos, no qual todos os participantes ganham os mesmos prêmios.

O Encontro de Mini Basquete em Itaboraí foi uma realização da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) em parceria com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com o apoio da Prefeitura. Além da capacitação dos professores, o evento deixou como legado a pintura da quadra poliesportiva da Escola Municipal Auto Rodrigues, que ainda recebeu da Secretaria de Esportes bolas e material para a prática do basquete entre os alunos.