Obras de saneamento em cinco bairros estão adiantadas

Por Obras

Publicado em 11/07/2013

Ampliação, Nova Cidade, Centro, Jardim Imperial e Retiro receberão juntos 45 km de rede
Rafael Cohen visita as obras em Ampliacao - Foto Sandro GironAs obras que levarão saneamento básico a 45 quilômetros de ruas de cinco bairros de Itaboraí estão adiantadas. Segundo o secretário municipal de Obras, Rafael Cohen, que vistoriou os trabalhos na semana passada, em dois meses já foram realizados 10% a mais de intervenções em relação ao que estava previsto no cronograma inicial. Foram instalados, até o momento, 3,9 km de redes de esgoto. A segunda etapa das obras, que levarão mais qualidade de vida à população de Ampliação, Nova Cidade, Centro, Jardim Imperial e Retiro, já começou.
Até agora, 16 ruas precisaram ter a pista recortada e serão recuperadas assim que a quantidade de asfalto necessária atingir 200 toneladas.
“Pedimos a compreensão dos moradores, pois isso é necessário, e só poderemos recapear essa área depois que atingirmos uma quantidade mínima para a colocação do asfalto”, afirmou Cláudio Catarino, engenheiro da Colares e Linhares, empresa responsável pela execução da obra.
Catarino também lembra que, por questões técnicas, as ruas com paralelipípedos previstas inicialmente não passaram por obras neste primeiro momento, mas não ficarão de fora do cronograma de obras.
Nesta segunda etapa, iniciada na segunda-feira (08/07) e com previsão de durar 3 meses, as obras serão intensificadas. Ao todo, 26 ruas e 35 trechos receberão dutos de redes de esgotamento sanitário. Segundo a empresa, nesta fase será possível realizar um trecho maior de serviços em menos tempo, dependendo das condições climáticas.
“Esse adiantamento no cronograma favorece a população, pois com a redução do prazo da obra o tempo de interdição das ruas também será menor”, disse o secretário Rafael Cohen.
Após a conclusão de toda a obra, prevista para durar dois anos, a área a ser beneficiada pelo Sistema de Esgotamento Sanitário irá abranger a Rua 100, no Rio Várzea, até a Avenida Américo Cardoso, em Nova Cidade, perfazendo o total de 45 quilômetros de obras. As intervenções  incluem um trecho de aproximadamente 2 quilômetros da Avenida 22 de Maio.
A escolha dos bairros contemplados foi realizada pela Secretaria Municipal de Obras de acordo com estudos técnicos que levaram em conta a densidade populacional, ou seja, aonde tinha maior concentração de pessoas. O Retiro foi o bairro escolhido para receber a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do projeto.
Em breve serão licitados mais 45 quilômetros de redes de saneamento na cidade. Os bairros ainda estão sendo definidos.