VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Agricultura
Itaboraí realiza 1ª Conferência Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário
Por Agricultura
Publicado em 19/07/2013
Agricultores de Itaboraí participaram, na quinta-feira (18/7), da 1ª Conferência Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca. O evento foi aberto pelo vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, juntamente com o secretário de Agricultura, José Carlos Rodrigues, o Zeca do Pacheco, e a articuladora estadual do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Ana Paula Guimarães Farias. A finalidade foi discutir sugestões para a criação do Plano Municipal que, no ano que vem, fortalecerá ainda mais a agricultura familiar na cidade.
Durante todo o dia, foram debatidos, entre outros temas, a reforma agrária e a democratização do acesso à terra e aos recursos naturais, a abordagem territorial como estratégia de desenvolvimento rural e a promoção da qualidade. Os temas debatidos farão parte do Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
“Vamos levar as propostas que estão sendo formatadas para a 2ª Conferência Nacional, que tem como objetivo a participação de todos os setores da sociedade dos municípios integrantes. Na oportunidade, será discutido o tema Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental do Brasil Rural e Fortalecimento da Agricultura Familiar e Agroecologia”, disse Audir Santana.
Para a representante do Governo Federal no Estado, o encontro, que integra a Conferência Intermunicipal Metropolitana do Rio de Janeiro, serviu como 1º capítulo para que Itaboraí participe do Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário.
“Essas sugestões aprovadas se tornarão políticas públicas para o atendimento do desenvolvimento sustentável da agricultura familiar, auxiliando o Plano Pluri Anual – PPA – que, por sua vez, servirá como base para a construção do plano municipal, que será submetido à Câmara de Vereadores. Com a aprovação do Legislativo, a Secretaria Municipal terá mais recursos no Orçamento para o ano que vem, além de se habilitar a convênios com os governos estadual e federal”, explicou Ana Paula.
As proposições aprovadas foram discutidas por cerca de 60 representantes dos agricultores, jovens das comunidades rurais, assentados e representantes de organizações governamentais e não governamentais.
O secretário Zeca do Pacheco terminou o encontro bastante otimista com os debates para a formulação da política de desenvolvimento rural sustentável.
“Estamos no caminho certo para fortalecer cada vez mais a nossa agricultura”, disse Zeca
Noticias em Destaque