VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS
Saúde
Saúde de Itaboraí faz capacitação sobre o manejo clínico da tuberculose
Por Saúde
Publicado em 27/08/2019
A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí realizou nesta terça-feira (27/08), em seu auditório, uma capacitação sobre o manejo clínico da tuberculose, com objetivo de fortalecer e qualificar os profissionais de saúde que atuam no diagnóstico da doença e no tratamento dos pacientes.
A qualificação foi ministrada pelos coordenadores do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí, que repassaram aos profissionais informações atualizadas sobre o diagnóstico e o tratamento.
O Ministério da Saúde lançou um novo manual de recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil e a qualificação dos profissionais faz parte das ações de execução do plano nacional pelo fim da tuberculose como problema de saúde pública.
“Nossa equipe foi capacitada pelo Ministério da Saúde e hoje estamos aqui replicando as informações para nossos profissionais. Inclusive, estamos capacitando equipes de Controle da Tuberculose de outros municípios, das Unidades de Pronto Atendimento – Upa e demais setores da saúde”, comentou a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose de Itaboraí, Maria José Fernandes.
O seminário será dividido em cinco módulos abordando os temas: Busca ativa de casos suspeitos; Busca passiva: Diagnóstico: Competências dos níveis de atenção; Tratamento; Tratamento diretamente observado; Acompanhamento; Avaliação de contatos; Infecção latente da tuberculose (ILTB); Tratamento da ILTB; Tuberculose e comorbidades; Falência do Tratamento; Resistência; Transmissão da Doença e Controle da Infecção.
Doença
A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada pelo bacilo de Koch, que afeta prioritariamente os pulmões. O principal sintoma é a tosse. Ao falar, espirrar e, principalmente, ao tossir, as pessoas com tuberculose ativa lançam no ar partículas que contêm bacilos.
A recomendação é que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais seja examinado. Outros sintomas são febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga.
Para o diagnóstico da tuberculose são utilizados exames como a baciloscopia (exame de escarro), teste rápido molecular para tuberculose, cultura para microbactéria e exames de imagem.
Por Marcely Figueiredo
Noticias em Destaque