Desenv. Social

JMJ – Itaboraí participa de fórum sobre violência contra jovens negros e diminuição da maioridade penal

Por Desenv. Social

Publicado em 29/07/2013

Henrique Souza media debate em Manguinhos - Foto Sandro Giron

Henrique Souza media debate em Manguinhos – Foto Sandro Giron

A cidade de Itaboraí marcou presença no Fórum Social Juventude Viva, que terminou nesta sexta-feira (26/7), no Rio, e que fez parte da programação oficial da Jornada Mundial da Juventude. Durante três dias, congressistas debateram ações de combate à violência contra jovens, sobretudo negros, os mais atingidos, segundo índices oficiais, por crimes de homicídio no Brasil.

O encontro reuniu representantes do Plano Nacional Juventude Viva, da CNBB, de governos estadual, municipais e federal, e de movimentos sociais que firmaram suas posições contra a diminuição da maioridade penal. As conclusões serão encaminhadas ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O coordenador municipal de Juventude, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Itaboraí, Henrique Souza, mediou o debate sobre “Direitos Humanos e Ações Afirmativas da Juventude”,

Entre os palestrantes estavam Everton Chacall, diretor da UNE; Adriano Dias, da ONG Causa Cultural de Direitos; Marcos Rodrigues, da ONG Educafr, e Diego Santos, do Conselho Nacional da Juventude. Após os debates, Henrique Souza ressaltou que o secretário de Desenvolvimento Social e vice-prefeito de Itaboraí, Audir Santana, quer que ações sejam desenvolvidas imediatamente para reverter o quadro de violência contra jovens, negros ou não, na cidade.

“Já criamos o Programa Juventude Viva e vamos partir agora para o trabalho de campo com a finalidade de levar aos bairros, onde os índices de violência são maiores, uma nova realidade em termos de educação e cultura. Nos próximos quatro anos a Secretaria de Desenvolvimento Social oferecerá cursos de teatro, música e qualificação profissional para jovens de baixa renda na faixa etária de 15 a 29 anos, numa parceria com os governos estadual e federal.. Vamos também fazer um trabalho de conscientização junto à opinião pública sobre a banalização da violência e valorização da vida desses jovens”, explicou Henrique.

O Governo Federal divulgou, recentemente, uma pesquisa feita em todo o país, e os números revelados são preocupantes: 70% dos homicídios contra jovens negros concentram-se em apenas 132 municípios brasileiros, sendo que 13 são no Estado do Rio de Janeiro. Em 2010, 26.854 jovens entre 15 e 29 anos foram vítimas de homicídio, ou seja, 53%,5 do total, sendo que 74,6% dos jovens assassinados eram negros.

O Ministério de Desenvolvimento Social investirá R$ 180 milhões nos municípios fluminenses apontados na pesquisa. Os mais violentos, pela ordem, são Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São Gonçalo, Campos dos Goytacazes, São João de Meriti, Itaboraí, Cabo Frio, Niterói, Volta Redonda, Macaé, Magé e Angra dos Reis.

O Fórum Social Juventude Viva foi realizado no Parque Manguinhos, na capital fluminense.