Porto das Caixas ganha nova Unidade de Saúde da Família

Por Saúde

Publicado em 01/08/2013

Helil Cardozo inaugura USF Porto das Caixas foto Sandro Giron

Helil Cardozo inaugura USF de Porto das Caixas, ao lado do secretário Edilson Francisco dos Santos – Foto Sandro Giron

Itaboraí ganhou, esta semana, uma nova Unidade de Saúde da Família (USF) no distrito de Porto das Caixas, que deve atender a mais de 3.600 moradores da região, totalizando 1.020 famílias.

Já em funcionamento desde o início da semana, a unidade teve sua cerimônia de abertura na quarta-feira (31/07), quando cerca de 100 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença do prefeito, Helil Cardozo, e de seu secretariado, além de representantes do Legislativo Municipal. Na ocasião, Helil ressaltou o esforço de sua atual gestão para revitalizar o sistema de saúde de Itaboraí, considerado uma prioridade em seu governo.

“É com imensa alegria que entrego à população de Itaboraí essa nova unidade. Quando assumi a gestão municipal, a saúde ia muito mal na cidade, mas estamos colocando as coisas para funcionar”, enfatizou Helil Cardozo. “O antigo posto que funcionava em Porto das Caixas era bastante precário, e sequer tinha médico. Hoje, além de inaugurar essa unidade, também tenho o prazer de lhes apresentar a médica que será a responsável pelos atendimentos”.

O prefeito disse, ainda, que a população pode aguardar por mais melhorias. Segundo ele, a boa gestão na saúde passa, também, por um atendimento mais humanizado.

“Vamos proporcionar mais médicos e equipamentos, mas qualidade não tem a ver apenas com isso. É preciso um bom atendimento. Saúde eficiente começa com o bom dia que o paciente recebe assim que chega na recepção de um hospital, por exemplo”, disse Helil.

O novo posto de Porto das Caixas conta com uma médica, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e uma equipe de agentes comunitários de saúde. A unidade tem dois consultórios, sala de espera com TV e salas de vacina e pesagem, além de uma brinquedoteca.

O secretário de Saúde de Itaboraí, Edilson Francisco dos Santos, também demonstrou sua alegria com o novo equipamento.

“É uma satisfação enorme entregar esse posto à comunidade. Isso demonstra a intenção do prefeito em proporcionar um sistema de saúde melhor para todos de Itaboraí”, ressaltou Edilson.

Na unidade serão realizados exames preventivos, pré-natal, puericultura, aplicação de vacinas, tratamento especializado para hipertensão e diagnósticos de tuberculose e hanseníase, além de cadastramento de cartões do Sistema Único de Saúde (SUS). As visitas domiciliares serão retomadas e atualizadas, de acordo com as prioridades.

Moradora da região, a aposentada Maria Ferreida dos Santos, 66 anos, comemorou a chegada do novo posto.

“É maravilhoso. Na segunda-feira eu já utilizei o serviço, e fui muito bem recebida. Creio que agora teremos as nossas necessidades atendidas”, afirmou a aposentada.

Da mesma forma, o servente aposentado Sebastião Pedro Guimarães, 66 anos, ficou feliz, principalmente pelo fato de sua família ser beneficiada.

“Estou bastante satisfeito com o posto mais perto da minha casa. Isso vai facilitar meu tratamento e também dos meus filhos e netos. Todos serão vacinados aqui”, comemorou Sebastião.

A USF de Porto das Caixas fica na Rua Tenente Joaquim Rabelo de Matos, 553, Jardim Itajubá. O funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. O foco da unidade será na atuação com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação e reabilitação de doenças.