Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Saúde de Itaboraí promove semana de apoio ao aleitamento materno

Por Saúde

Publicado em 02/08/2013

Flávia dos Santos

Flávia dos Santos – foto: Edmilson de Souza

A Secretaria de Saúde de Itaboraí participa, até o dia 7 de agosto, da “Semana Mundial do Aleitamento Materno/2013”, com o tema “Apoio às mães que amamentam. Próximo, contínuo e oportuno”. O evento, que celebra o Dia Mundial da Amamentação, comemorado em 1º de agosto, disponibilizará às atuais e futuras mães orientações teóricas e práticas sobre a importância do leito materno, com a participação de especialistas.
Na quinta-feira (01/08), a Prefeitura promoveu o “Grupo Sala de Espera”, com orientações às mulheres que aguardavam atendimento no Ambulatório Central do município. Elas receberam instruções de um grupo formado por enfermeiras, nutricionistas, assistentes sociais e psicólogos.
Já na próxima terça-feira, dia 6, será montada uma tenda educativa no Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues da Rocha, que funcionará em dois horários: de 8:30às 10:00h, e de 13:30às 15h. No mesmo dia, está programada uma visita monitorada à maternidade do Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, das 14h às 15h. Durante a campanha, todas as Unidades Básicas de Saúde do município contarão também com atividades educativas nos horários de atendimento de pré-natal e puericultura (período de até seis meses após o parto).

“Nesses encontros, profissionais irão orientar as mulheres sobre a importância de alimentar seus filhos com o seu próprio leite. Elas receberão, também, informações sobre a forma correta de se fazer isso. O objetivo é incentivar e disseminar essa prática”, afirmou Flávia Santos, coordenadora do Programa de Saúde da Mulher de Itaboraí.

Além dos laços afetivos com a mãe, a amamentação é a melhor forma de a criança receber cálcio, fósforo e ferro, além de outros nutrientes fundamentais para um crescimento saudável. A amamentação garante a boa formação óssea, que vai do nascimento até os 35 anos de idade.
Os bebês amamentados até por volta dos 2 anos de idade possuem maior imunização contra doenças respiratórias, crônicase diarreicas, além de problemas cardiovasculares, diabetes, hipertensão e osteoporose.

Compartilhe