Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Itaboraí promove resgate da cultura popular

Por Educação

Publicado em 12/08/2013

Bumba meu boi ocorreu em julho - Foto Edmilson de Souza

Bumba meu boi ocorreu em julho – Foto Edmilson de Souza

Itaboraí tem atuado no resgate de manifestações culturais tradicionais da cidade, que sofriam com a falta de ações de valorização e incentivo vindas do poder público. Desde o início do ano, a nova administração da Fundação Cultural de Itaboraí tem intensificado o trabalho de reaproximação com agentes da cultura popular, buscando criar condições mais favoráveis para que as atividades possam ocorrer com mais destaque e frequência.

“O prefeito Helil Cardozo levanta a bandeira da valorização da memória cultural e dos artistas locais. Por isso, estimulamos o resgate da cultura popular, com ações de incentivo e a elaboração projetos voltados para o setor”, diz o presidente da Fundação Cultural de Itaboraí, Cláudio Rogério Dutra.

Algumas ações importantes já foram colocadas em prática, como a criação da Casa do Artista, para desenvolver o potencial artístico da população; e a realização de atividades conjuntas entre as equipes das diversas instituições culturais do município, como o Teatro Municipal João Caetano, a Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, a Casa Heloísa Alberto Torres, a Escola de Artes e Ofícios Washington Luiz José da Costa e a própria Casa do Artista.

A Prefeitura também tem dado apoio a festas populares tradicionais, como a 14ª Festa “A Joia do Maior”, relacionada ao Boi Bumbá, em São Joaquim, e a Folia de Reis, na Reta Nova, ambas promovidas em julho.

Já em agosto, o município passa a contar com as atividades da Liga das Escolas de Samba de Itaboraí (Liesi), cuja criação foi incentivada e acompanhada de perto pela Fundação Cultural. O lançamento oficial da Liese será no dia 21. No dia seguinte, Dia do Folclore, está programada a Grande Mostra de Cultura Popular de Itaboraí, com apresentações de várias manifestações culturais da cidade.

Segundo Cláudio Rogério, já no próximo carnaval, duas escolas de samba de Itaboraí, que estavam praticamente desativadas, farão um desfile-espetáculo, sem caráter de competição.

“No pré-carnaval vamos realizar o Concurso de Marchinhas, O Baile da Cidade e o Concurso de Fantasias. Também já estamos elaborando uma programação especial e diferenciada para a virada do ano”.

Compartilhe