Marambaia vai ganhar novo posto de saúde

Por Saúde

Publicado em 12/08/2013

Helil - Edilson - Audir e Edinho no lancamento da pedra fundamental da unidade de saude - Foto Edmilson de Souza

Helil – Edilson – Audir e Edinho no lancamento da pedra fundamental da unidade de saude – Foto Edmilson de Souza

A Prefeitura de Itaboraí iniciou, nesta segunda-feira (12/08), a construção da Unidade Básica de Saúde de Marambaia. A cerimônia de colocação do primeiro bloco de pedra do novo posto, avaliado em R$ 573 mil, contou com a participação do Prefeito Helil Cardozo, acompanhado de seu secretariado, além dos vereadores Edinho (PMDB), Clemilson Mixaria (PSDB), Rosana Rosa e Wellington Emerick Pinto (PCdoB). Durante o evento, com a presença de moradores locais, Helil anunciou também a implantação de uma academia de saúde e de um Centro de Referência em Assistência Social (Cras) na comunidade.

Além de Marambaia, os bairros Sossego, Santo Antônio, Aldeia da Prata, Chácaras São Miguel e Morada do Sol também irão ganhar novas unidades de saúde. A previsão é de que os seis postos estejam concluídos até dezembro deste ano. O prefeito Helil Cardozo, ao lado do vice e secretário municipal Desenvolvimento Social, Audir Santana, destacou que pretende investir não só em novos equipamentos, mas também em mais qualidade e humanização no atendimento aos pacientes.

“Os postos de saúde que vamos construir representam uma conquista para toda a sociedade itaboraiense. Vamos dar um salto de qualidade na infraestrutura e no atendimento da atenção básica do nosso município”, afirmou Helil Cardozo. “Aqui é uma área de fronteira com São Gonçalo, e o cidadão que procurar este posto será atendido com respeito e dignidade. Parabenizo a todos os moradores e espero contar a presença de vocês daqui a cinco meses, participando da inauguração”.

A nova unidade é caracterizada como Tipo II, destinada a abrigar duas equipes compostas, cada uma, por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários, recepcionista e serviços gerais. O posto terá capacidade para atender cerca de 6 mil pessoas mensalmente. A construção será realizada com recursos do Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura.

“Estamos dando mais um passo para melhorar, ampliar e promover a saúde pública municipal em benefício da população. O foco é ocupar locais que não ofertam serviços de saúde, como o bairro Sossego e outros. E, ao mesmo tempo, substituir imóveis alugados por próprios e novos. Queremos resgatar a credibilidade dos moradores na saúde e transformá-la em referência para região”, frisou o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos.

A população vai poder contar com consultas médicas e odontológicas, serviços de enfermagem, exames laboratoriais, preventivo, pré-natal, tratamento para hipertensão e diabetes, além de medicação e vacinas.

Moradora há 27 anos do Conjunto Habitacional de Marambaia, a dona de casa Neyde Maria de Lemos, 59, elogiou a iniciativa e espera mais desenvolvimento para o bairro.

“Sei que isto é só o começo de muitas e boas mudanças que ganharemos. Marambaia foi esquecido pelos outros governantes, porque vivemos em área de fronteira com o município de São Gonçalo. Mas, agora, acreditamos que receberemos melhorias e mais apoio do governo Helil Cardozo para trazer benefícios e novos projetos”, comemora.

Mais postos

No último sábado (10), o prefeito Helil Cardozo também esteve em Aldeia da Prata para começar as obras da unidade de saúde do bairro. Na última semana, também foram iniciadas as construções dos postos de saúde de Sossego e Santo Antônio.