Itaboraí inicia obras de mais um posto de saúde

Por Obras

Publicado em 22/08/2013

Prefeito entre secretários vereadores e a populacao - Foto: Edmilson de Souza

Prefeito entre secretários vereadores e a populacao – Foto: Edmilson de Souza

A Prefeitura de Itaboraí deu início à construção de mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), desta vez, no bairro Morada do Sol, no distrito de Itambi. O Prefeito Helil Cardozo participou, na manhã desta quinta-feira (22), do lançamento da obra, orçada em R$ 573 mil, e que será realizada com recursos do Ministério da Saúde em parceria com o Município. A previsão é de que até dezembro os trabalhos estejam finalizados. Ao todo, a Prefeitura construirá 11 (UBSs) até o fim deste ano.

Acompanhado de seu secretariado e dos vereadores Ézio Barcellos (PRTB), Rosana Rosa (PC do B), Sandro Construforte (PR) e Clemilson Mixaria (PSDB), Helil Cardozo afirmou que a unidade será construída num local geograficamente estratégico.

“Este posto irá atender os moradores de Morada do Sol, Santo Antônio e Vila Gabriela, que sempre pediram a vários governantes a vinda de uma unidade de saúde. Sempre digo que a prioridade da minha gestão é a saúde, que estava doente, mas começa a se recuperar”, afirmou o prefeito. “Vocês podem ter a certeza de que será oferecido um atendimento humano, com total atenção a esta população”, acrescentou Helil.

A nova unidade de saúde é caracteriza como Tipo II, com capacidade para abrigar duas equipes compostas, cada uma, por médico generalista, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, agentes comunitários, recepcionista e serviços gerais. Os profissionais terão capacidade para atender até 3 mil famílias.

A população vai poder contar com consultas médica e odontológica, serviços de enfermagem, exames laboratoriais, preventivo, pré-natal, tratamento para hipertensão e diabetes, além de medicação e vacinas.

Além desta comunidade, os bairros de Sossego, Santo Antônio, Aldeia da Prata e Chácaras São Miguel também já começaram as obras. Para o secretário municipal de Saúde, Edilson Francisco dos Santos, a proposta é reforçar a atenção básica, ampliando a cobertura, a prevenção e a promoção em saúde.

“Temos ainda algumas unidades que estão alugadas. Recuperamos espaços como o posto de saúde de Porto das Caixas, que funcionava só até o meio-dia e, aos poucos, estamos restruturando a saúde do município. Cada passo é dado de forma precisa, pensando no futuro, para que a gestão Helil Cardozo fique marcada pela recuperação e forte atuação nas unidades de saúde”, discursou Edilson.

Moradora há 25 anos da comunidade, a diarista Ana dos Santos, 42, espera que novas mudanças sejam apenas o início de muitas melhorias para o bairro.

“Sempre fomos esquecidos, e tenho fé que muita coisa vai mudar. Essa obra é maravilhosa”, comemorou Ana.