Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Educação

Itaboraí comemora Dia do Folclore com festa na praça

Por Educação

Publicado em 23/08/2013

Crianças dançam frevo no Dia do Folclore

Crianças dançam frevo no Dia do Folclore

Em homenagem ao Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto, a Fundação Cultura de Itaboraí (FCI), por iniciativa da Biblioteca Municipal Joaquim Manuel de Macedo, promoveu o “1° Festival de Cultura Popular de Itaboraí”, na tarde de desta quarta-feira, na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro.

 

O evento contou com diversas atrações culturais, como contação de histórias, leitura dramatizada, poesia e música ao vivo com artistas locais, além de apresentações de dança com alunos das escolas municipais, como maculelê, forró, frevo, boto rosa e dança do coco. Houve, ainda, roda de capoeira e a apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva.

 

“É uma imensa alegria ter vocês aqui aproveitando esta data. Folclore é tudo aquilo que vem do povo e nasce do coração, de forma live. Cultura é isso, a identidade de uma sociedade”, discursou, na ocasião, o presidente da FCI, Cláudio Rogério Dutra.

 

Aluna do 4º ano da Escola Municipal Padre Hugo Montedônio Rego, Fabiana da Fonseca, 9 anos, era só alegria com sua apresentação de frevo.

 

“Aprendemos o frevo há pouco tempo e já dançamos na escola. Pesquisamos a origem da dança e ficamos encantadas com o jeito alegre e colorido do ritmo”, disse Fabiana.

 

No interior da biblioteca, os presentes puderam conferir a exposição “A história de Itaboraí em Entalhes”, do artista Dawson Nascimento, e a exposição de esculturas em cerâmica de Izaías Moreira. E ainda os trabalhos realizados por alunos da Escola de Artes e Ofícios Professor Washington Luiz José da Costa. Uma estátua viva completava a mostra.

 

Segundo o diretor geral da Biblioteca Municipal, Wanderson Silvas, o evento não foi apenas focado no folclore, mas na cultura como um todo.

 

“Vamos realizar este festival todos os anos e nesta data. Assim, ofereceremos oportunidades de reconhecimento e divulgaremos as mais variadas formas de cultura dentro da sociedade”, destacou Walderson.

 

A programação entrou pelo início da noite, e foi encerrada com o flash mob liderado pelos bailarinos do Studio Patrícia Araújo, e um aulão de zumba, com a professora Nice Mello.

Compartilhe