Estudantes de Itaboraí têm aula de saúde bucal

Por Saúde

Publicado em 01/09/2013

Saúde bucal em Itaboraí - Foto: Sandro Giron

Saúde bucal em Itaboraí – Foto: Sandro Giron

Cerca de 30 alunos da Escola Municipal Profª Marly Cid de Abreu, em Nancilândia, tiveram uma aula de cuidados com a saúde bucal nesta sexta-feira (30), por meio do projeto “É Sorrindo que se Aprende”. O objetivo foi orientar os alunos sobre a escovação e manutenção da higiene da boca. Durante o evento, foram distribuídos 70 kits de prevenção contendo escova, fio e creme dentais.

Realizado pelo Programa Municipal de Saúde Bucal, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, através do Programa Saúde nas Escolas, a atividade foi marcada pela apresentação de um bem-humorado espetáculo teatral, com a participação dos alunos, mostrando a maneira correta de escovar os dentes e a importância de ir ao dentista regularmente.

Para mostrar o desenvolvimento de uma cárie, os pequenos deram vida a germes, bactérias, flúor, dentes, fio dental e escova de dente. Profissionais da saúde também deram uma aula de escovação às crianças, com aplicação de flúor.

“Aprendi que preciso passar fio dental todos os dias, e que a escova de dentes tem de ser trocada a cada seis meses, senão cria bactérias”, disse a estudante Queriane Reis Moreira, de 8 anos.

Coube ao cirurgião-dentista Luiz Carlos dos Santos explicar como uma boa escovação pode combater as cáries e demais doenças da boca. Ao final, cada criança recebeu aplicação de flúor e levou para casa um kit com pasta, escova e fio dental.

“Procuramos falar uma linguagem simples e lúdica para que eles possam entender a mensagem, memorizar e levar o conteúdo para casa. É essencial que os pais também participem, acompanhando as crianças. A prevenção é sempre o melhor remédio”, destacou.

O “É Sorrindo que se Aprende” também coloca à disposição das escolas dois odontomóveis, consultórios móveis odontológicos que vão até a escola oferecer aos estudantes atendimento de clínica básica, como restaurações dentárias, extrações e aplicações de flúor. Até o final do ano, mais de 32 mil alunos das escolas da rede municipal de ensino serão beneficiados com o projeto, incluindo as crianças matriculadas nas creches da Prefeitura.