Desenv. Social

Publicado em 03/09/2013

Helil Cardozo, Audir Santana e Eduardo Cunha - Foto: Sandro Giron

Helil Cardozo, Audir Santana e Eduardo Cunha – Foto: Sandro Giron

Moradores do distrito de Itambi aproveitaram o domingo (1º) para participar da segunda ação social promovida pela Prefeitura de Itaboraí. Uma hora antes do início das atividades, uma fila de quase duzentos metros já havia sido formada por pessoas interessadas nos serviços que foram disponibilizados.

Durante oito horas de atividades, o projeto “Prefeitura Perto de Você” realizou 4.970 atendimentos gratuitos na Escola Municipal Luzia Gomes de Oliveira, oferecendo serviços de saúde, educação, expedição de documentos, orientação jurídica, banco de empregos, cadastramento para benefícios sociais, recreação infantil, entre outros. O evento também contou com a participação da Defensoria Pública, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e do Juiz e diretor do Fórum de Itaboraí, Almir Carvalho.

Na abertura, o prefeito Helil Cardozo, acompanhado do deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e do vice e secretário municipal de Desenvolvimento Social, Audir Santana, afirmou que o “Prefeitura Perto de Você” é uma forma de aproximar a comunidade aos serviços públicos.

“Esta iniciativa amplia o canal de comunicação com a sociedade e diminui a distância entre a Prefeitura e a população. Agradeço a todos os parceiros, funcionários e empresas, que estão participando voluntariamente desta ação, e ao Poder Judiciário, pela efetiva contribuição. Essa é uma grande oportunidade para que possamos exercitar nossa cidadania”, ressaltou.

Assim como fez na primeira edição realizada na Reta Nova, Helil instalou seu gabinete na quadra do colégio, sendo assessorado por todo seu secretariado. Cerca 250 profissionais trabalharam no evento, recebendo o apoio de agentes de trânsito e guardas municipais.

Serviços

A Secretaria Municipal de Saúde ofereceu exames de vista, apor meio do projeto Enxergar Bem, Saúde Bucal (com distribuição de creme, escova e fio dental), produção de prótese dentária, Saúde da Mulher e do Idoso, Controle da Tuberculose, da Hanseníase, do Tabagismo, informações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e distribuição de preservativos, Nutrição, Fisioterapia, Combate à Dengue, Massoterapia, além de aferição de pressão arterial e medição da taxa de glicose.

A emissão de documentos foi uma das atividades mais procuradas e elogiadas pelos moradores. Marcaram presença na ação social a Fundação Leão XIII, o DETRAN, a Caravana da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Itaboraí e a Secretária Municipal de Fazenda, que promoveram isenção de taxa para emissão de carteiras de identidade e de trabalho, certidões de nascimento, casamento e óbito.

Foi o caso do casal Paulo Henrique Alves Campos, 20 anos, e Elaine Diniz de Oliveira, 18, moradores do bairro Monte Verde. Eles aproveitaram a chance para obter a isenção de custas para casar. “Esta ação social veio no momento certo, porque vai realizar nosso sonho. E ainda vamos economizar R$ 800 com este benefício”, disse.

Quem também gostou da iniciativa foi a dona de casa Vanesca dos Anjos, 34 anos, moradora de Morada do Sol. “Já solicitei a segunda via da minha certidão de nascimento, tirei a carteira de trabalho dos meus filhos e agora vou fazer uma nova prótese dentária para mim. Espero que tenha mais ações como estas. Tá muito bom”, comemorou.

Além desses serviços, a mobilização também ofereceu oficinas de artes, distribuição de sementes, cadastramento para o Bolsa Família, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência de Assistência Social (CREAS). O “Prefeitura Perto de Você” também contou com o apoio do Poder Judiciário através da atuação da Defensoria Pública, da OAB, e participação do Juiz de Direito, Dr. Almir Carvalho, que realizou nove audiências na área de Família, com acompanhamento do representante do Ministério Público, além de 20 atendimentos jurídicos. A Procuradoria do Município deu orientações jurídicas aos cidadãos, enquanto a Ouvidoria registrou as necessidades da população.

“Vim me inscrever no Programa Bolsa Família, tirar segunda via da carteira de identidade e ir ao dentista. Tenho dois filhos e fica muito difícil sair de casa com eles. Essa iniciativa da Prefeitura foi maravilhosa para nosso bairro”, disse Silvia Pereira, 21 anos, moradora de Grande Rio. A mesma opinião foi compartilhada por Rosana Cunha. “Meu filho de 16 anos veio tirar a segunda via da carteira de identidade para obter o título de eleitor. Também fomos ao dentista. Tivemos um atendimento excelente. Os funcionários foram muitos educados e atenciosos”, disse a moradora de Manilha.

A próxima edição da ação social acontece em outubro, dia 19, no distrito de Manilha.