Governo

Pezão e Helil Cardozo anunciam 30 quilômetros de obras para a cidade

Por Governo

Publicado em 14/09/2013

Programas Bairro Novo e Asfalto na Porta abrangem 74 ruas. Obras começam segunda-feira (16)
Helil dircursa junto a Pezão, Eduardo Cunha e Audir Santana. Foto: Edmilson de Souza

O vice-governador Luiz Fernando Pezão, acompanhado do prefeito Helil Cardozo, esteve no bairro de Ampliação, em Itaboraí, neste sábado (14/09), onde anunciou oficialmente o início das obras dos programas Bairro Novo e Asfalto na Porta no município. Ao todo, serão contempladas 74 ruas em três bairros – Ampliação, Centro e Joaquim de Oliveira – totalizando mais de 30 quilômetros de vias urbanizadas. Segundo o secretário estadual de Obras, Hudson Braga, o tempo estimado para a conclusão dos trabalhos é de aproximadamente 7 meses. As ações vão gerar 300 empregos, com a utilização de 80% de trabalhadores da própria região. As intervenções já começam nesta segunda-feira, em Ampliação.

Durante o evento, Pezão ressaltou a importância dos investimentos em Itaboraí e anunciou, ainda, que o Governo do Estado decidiu realizar o projeto de reurbanização da Avenida 22 de Maio, a principal via do Centro da cidade.

“Se hoje tem uma cidade que precisa do nosso apoio é Itaboraí. Precisamos preparar esse município para receber a estrutura necessária para atender a enorme quantidade de pessoas e serviços que chegam a partir da construção do Comperj (Complexo Petroquímico do Estado do Rio de janeiro)”, ressaltou vice-governador. “Essas obras são as primeiras de muitas que vão chegar a Itaboraí”.

Helil Cardozo agradeceu ao vice-governador pela parceria com a Prefeitura, e anunciou, ainda, a vinda de mais três ambulâncias para a cidade nesta terça-feira (17/09), cedidas pelo governo estadual. Helil também antecipou que o Estado decidiu ampliar para mais 7 quilômetros o programa Asfalto na Porta, nos bairros de Itambi e Outeiro das Pedras.

“Talvez a população nem imaginasse que essas obras iriam chegar tão rápido à nossa cidade, desde que assumimos a atual gestão, em 1º de janeiro”, afirmou Helil Cardozo. “Para isso acontecer, é preciso haver uma forte parceria com o Governo do Estado. Por isso, quero agradecer ao vice-governador Pezão, e também a essa população tão bem representada pelos vereadores que têm apoiado nossa gestão. Também sou muito grato a toda a equipe de secretários. Me orgulho muito de cada nome que escolhi para fazer parte desse governo”.

Também presente ao evento, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social, Audir Santana, demonstrou otimismo com o futuro de Itaboraí, lembrando dos desafios que a cidade ainda tem pela frente.

“Com a chegada do Comperj, dizem que Itaboraí agora é uma cidade rica. Hoje, ainda somos ricos em problemas, mas estamos lutando, junto com os governos estadual e federal, para buscarmos não apenas as compensações ambientais, mas também as sociais”, afirmou Audir.

Os deputados federais Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Dr. Carlos Alberto (PMN-RJ) também prestigiaram o evento, assim como a deputada estadual Graça Matos (PMDB-RJ) e diversos vereadores locais, entre eles, Clemilson Mixaria (PSDB), da região de Ampliação, uma das regiões que receberá o pacote de obras. Ao falar sobre os investimentos na cidade, Eduardo Cunha chegou a brincar com o vereador:

“Creio que o vereador Mixaria, agora terá de mudar de nome. Antes, realmente, só vinha mixaria para cá. Mas, a partir de hoje, o que vai ter aqui de obra não é mixaria nenhuma”, disse Cunha. “Em muito breve, os moradores daqui não precisarão mais sair de casa para trabalhar com o s sapatos na bolsa, pois ninguém mais vai pisar na lama”.

Bairro Novo

O Programa Bairro Novo, do Governo do Estado, realiza obras de drenagem, pavimentação, sinalização, calçadas para pedestres e arborização em 19 municípios, num total de R$ 1,2 bilhão em investimentos, totalizando 721 quilômetros de vias, beneficiando, ao todo, 3 milhões de pessoas. Já o Asfalto na Porta é focado na recuperação de ruas cuja pavimentação esteja degradada.