Desenv. Social

Itaboraí promove 1ª Cadeirata, encerrando a Semana da Pessoa com Deficiência

Por Desenv. Social

Publicado em 25/09/2013

Evento no centro da cidade defende o direito de ir e vir para todos
Grupo-Arte-de-Dançar-fechou-o-segundo-dia-de-eventos-Foto-Sandro-Giron-300x199

Grupo-Arte-de-Dançar-fechou-o-segundo-dia-de-eventos-Foto-Sandro-Giron

A Semana da Pessoa com Deficiência continua em Itaboraí nesta quarta-feira (25/09), com a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, às 9 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da 25ª Subseção. À tarde, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) promove a “1ª Cadeirata de Itaboraí”, evento inédito no Estado do Rio de Janeiro, para todas as pessoas, cadeirantes ou não, que queiram ir para a rua levando a bandeira “o direito de ir e vir é para todos”. A concentração será às 14h, na esquina da Avenida 22 de Maio com a Avenida Américo Cardoso, seguindo até a Praça Roberto Pereira dos Santos, também no Centro.

A Semana da Pessoa com Deficiência começou no sábado (21/9), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, quando cerca de 200 pessoas compareceram ao Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Cevi) para prestigiar o evento promovido pela prefeitura.

“Quando assumimos a gestão, encontramos muitas distorções sociais, o que precisávamos corrigir com urgência. Não entendíamos como um município como o nosso não tinha um conselho dedicado às pessoas com deficiência. Após reparar isto e ver todos juntos aqui, já sinto uma satisfação imensa. Mas não comodismo. Podem ter certeza de que ainda vamos fazer muitos avanços”, disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Social.

O evento teve início com um video gravado por diversas celebridades do meio artístico, como Stênio Garcia, Fiuk, Hugo Carvana e Sergio Mallandro que emocionaram os presentes.

“Não desista nunca. Minha dica para vocês é que continuem sonhando e acreditando. As dificuldades vêm, mas não podemos temer e abaixar a cabeça para elas. Todos nós nascemos para sermos felizes”, disse o humorista Sergio Mallandro.

Em seguida, várias apresentações. A primeira foi o espetáculo “Mãos que falam”, elaborado por atores surdos. Com síndrome de Down, a bailarina Silvana Santos, do Centro de Integração Social e Cultural Mulheres do Amanhã, dançou ao som de duas músicas. A Cia Holos de Dança apresentou um balé inclusivo, mesclando deficientes físicos em cadeiras de rodas com bailarinos de pé. O cantor cego e autista Saulo Laucas foi o responsável pelo encerramento, arrancando aplausos de todos.

“Este é um momento que vínhamos sonhando há muitos anos. É um marco de toda uma luta. Gostaria de agradecer, mais uma vez, ao apoio que recebemos da Prefeitura, pois foi fundamental para conquistarmos nosso espaço” – disse Anderson Almeida, presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

No dia seguinte, domingo (22/09), todos retornaram ao Cevi para um jogo amistoso de futsal com surdos. Uma apresentação do hip hop de idosos do Grupo Arte de Dançar fechou o segundo dia de eventos, que também teve exposições de Wanderson Sales (desenhista com distrofia muscular) e Sheila Moraes (pintora com deficiência auditiva).

“Eventos como este são sempre maravilhosos, pois nos mostram que as pessoas estão com um olhar mais positivo para nós deficientes. Tudo o que precisamos é de apoio. Se eu não tivesse tido um amigo professor para acreditar em mim e me incentivar, certamente não teria chegado onde cheguei” – disse Carlos Augusto Barbosa, atleta de voleibol sentado, medalhista de ouro nos Jogos Parapanamericanos de Guadalajara, em 2011, que compareceu ao evento

Futsal para deficientes - Foto: Sandro Giron