Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Desenv. Social

Itaboraí realiza primeira Cadeirata

Por Desenv. Social

Publicado em 26/09/2013

Vice prefeito Audir Santana (D) e participantes da Cadeirata - Foto: Edmilson Domingos

Vice prefeito Audir Santana (D) e participantes da Cadeirata – Foto: Edmilson Domingos

A Prefeitura de Itaboraí realizou, nesta quarta-feira (25/09), a primeira Cadeirata da cidade, evento dedicado à população em geral – cadeirante ou não – disposta a aderir à causa “O direito de ir e vir é para todos”. Centenas de pessoas participaram do evento.

“Esta Cadeirata é um choque de reflexão. A sociedade precisa refletir cada vez mais sobre o assunto. Não podemos admitir que alguém só dê valor à acessibilidade e inclusão quando passar a ter algum tipo de deficiência”, disse Audir Santana, vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Social. “Temos de agir pelo bem de todos. Queremos uma democracia cada vez mais ampla”.

O evento percorreu a Avenida 22 de Maio desde o bairro Nova Cidade até a Praça Roberto Pereira dos Santos, no Centro. Um trio elétrico foi o responsável por abrir o caminho.

“Esta semana é uma vitória para todos nós, que lutávamos há vários anos pelo nosso reconhecimento. Hoje, podemos dizer para todos que nós existimos. Não somos mais invisíveis e merecemos respeito. E, graças ao apoio da Prefeitura, enfim, poderemos elaborar e criar a política municipal das pessoas com deficiência”, disse Rodrigo Ferreira, cadeirante e vice-presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, criado pela atual gestão da Prefeitura.

 

 

Reunião do Conselho

Pela manhã, a sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), 25ª Subseção, abrigou a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após aprovação do regimento interno. Dentre os pontos discutidos, a criação de um formulário único de informação cadastral dos deficientes e projetos de acessibilidade. Na ocasião, foi criado um comitê para tratar do assunto com as empresas de transporte público que circulam em Itaboraí.

“Estamos conquistando o nosso espaço. Temos de buscar, agora, fazer com que as leis de acessibilidade sejam cumpridas. A sociedade não pode nos deixar à parte. Tem que nos enxergar como parte dela”, disse Anderson Almeida, presidente do Conselho, que também esteve presente na Cadeirata.

Quem também compareceu à Cadeirata foi Fernando Maldonado, jogador de futebol de amputados e tricampeão mundial pela seleção brasileira da modalidade.

“O percurso foi maravilhoso. Serviu para ajudar a tirar todos os deficientes de casa para que pudéssemos, juntos, dar o nosso grito e sermos ouvidos”, disse.

Primeira Cadeirata de Itaboraí - Foto: Edmilson Domingos

Primeira Cadeirata de Itaboraí – Foto: Edmilson Domingos

Compartilhe