Desenv. Econômico

Publicado em 27/09/2013

Reunião entre Helil Cardozo e gerente do Comperj - Foto: Edmilson de Souza

Reunião entre Helil Cardozo e gerente do Comperj – Foto: Edmilson de Souza

O prefeito de Itaboraí e presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste), Helil Cardozo, recebeu, na manhã dessa quinta-feira (26/09), o novo gerente-geral do  Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), Valter Shimura, O encontro, na sede do Conleste, em Itaboraí, contou também as presenças do gerente de Estruturação de Negócios da Petrobras, Daniel Rocco, e do secretário municipal de Indústria Comércio e Turismo, Luiz Fernando Guimarães, junto de seu subsecretário, Ari Leite. A conversa teve como objetivo reforçar o canal de comunicação entre o município e a Petrobras, a fim de buscar soluções para problemas ligados à construção do Comperj na cidade.
Assuntos como o aumento do fluxo no trânsito de Itaboraí, a organização e realização do plano diretor, e a necessidade de haver contrapartidas da Petrobras para o município foram os mais abordados por Helil Cardozo, que também ressaltou a importância de diálogo aberto da empresa com a Prefeitura.

“Queremos uma parceria efetiva e ativa com a Petrobras. Estou muito feliz com a vinda do Shimura aqui, é uma elo importante tanto pra nós quando para a própria empresa. Assim, todos saímos ganhando”, disse o prefeito aos representantes do Comperj.

A questão das vagas de empregos que estão sendo ocupadas por pessoas de fora do município é outra questão que vem incomodando a Helil Cardozo, que aproveitou a oportunidade para pedir ao gerente do Comperj que cobre das empresas contratadas o aproveitamento da população local.
As contrapartidas ao município também foram discutidas. Segundo o representante do Comperj, a Petrobras pretende investir mais R$ 210 milhões em obras que melhorarão a infraestrutura de Itaboraí. Diante do anúncio, o prefeito alertou sobre o aumento da população local, e principalmente, a preocupação com essas pessoas após o término das obras.
Para que esse diálogo fosse aberto também com os outros municípios que fazem parte do Conleste, Helil Cardozo convidou o gerente-geral para participar da próxima reunião do Consórcio.

Reunião de Helil Cardozo e gerente do Comperj - Foto: Edmilson de Souza

Reunião de Helil Cardozo e gerente do Comperj – Foto: Edmilson de Souza