Novo modelo da Unidade de Saúde da Família é entregue em Joaquim de Oliveira

Por Saúde

Publicado em 14/04/2023

Marcelo Delaroli entrega novo modelo da Unidade de Saúde da Família em Joaquim de Oliveira (6)A Unidade de Saúde da Família (USF) Maria Aparecida da Silva Pereira, em Joaquim de Oliveira, está de cara nova. A obra de reforma da intitulada ‘Unidade Modelo de Saúde’ foi realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), e entregue à população da região na tarde de quarta-feira (12/04), com a presença do prefeito Marcelo Delaroli e do secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna.

Dentre os serviços recebidos, realizados pelo setor de infraestrutura da SEMSA em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SEMSERP), estão: pintura interna e externa, como paredes, janelas, grades e muros; troca de lâmpadas; reparos de tomadas, portas, fechaduras e maçanetas; manutenção da área externa; instalação de novas de placas de identificação visual; colocação de rampa de acessibilidade e outros. Assim, proporcionando mais conforto e bem-estar para os profissionais e usuários que frequentam a localidade.

Marcelo Delaroli entrega novo modelo da Unidade de Saúde da Família em Joaquim de Oliveira (7)Acompanhado da primeira-dama Pâmela Delaroli e de seus pais durante a entrega, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, afirmou que o principal objetivo da revitalização da Unidade de Saúde é oferecer um melhor atendimento à população e melhores condições de trabalho para os profissionais.

“Que esse posto seja um lugar abençoado e que salve vidas. Sou dentista e a minha especialização é no Programa de Saúde da Família e eu acho esse trabalho sensacional. Quem não tem amor e paixão por fazer esse trabalho, está no lugar errado. Mas graças a Deus, Ele tem colocado profissionais do nosso lado que gostam e que estão com esse espírito de servir ao próximo, amar o próximo como a si mesmo. E assim a gente tem feito na nossa cidade. Desde o primeiro dia, nós temos tentado resgatar uma cidade que foi abandonada durante décadas. E aí que nós começamos uma grande reconstrução e temos que continuar reconstruindo, porque ainda tem muita coisa a ser feita. Nós não vamos parar um minuto, não temos tempo para perder”, disse Marcelo Delaroli, ao lado de secretários municipais e vereadores.

Marcelo Delaroli entrega novo modelo da Unidade de Saúde da Família em Joaquim de Oliveira (5)A unidade é composta por uma equipe de Estratégia de Saúde da Família, em que atuam médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem, dentista, auxiliar de saúde bucal e Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Segundo dados da SEMSA, atualmente são cadastrados mais de 5,5 mil pessoas na unidade, com uma média de 2,5 mil atendimentos mensais. O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância da revitalização da unidade para os moradores da região.

“Nós temos trabalhado de manhã, de tarde e à noite para cumprir a missão que o nosso prefeito nos deu, de transformar a saúde da cidade. Eu não conseguiria fazer o que estou fazendo sem o apoio irrestrito do nosso prefeito, que faz com que a gente avance a cada dia. Todas as nossas unidades de saúde ficarão como essa aqui. Esse é um modelo para todas as unidades de saúde de Itaboraí, porque isso que a nossa população merece. A minha palavra é de gratidão, muito obrigado a todos que ajudaram e fizeram parte de toda essa reforma”, afirmou Hédio Mataruna.

Marcelo Delaroli entrega novo modelo da Unidade de Saúde da Família em Joaquim de Oliveira (4) (1)O local conta com consultório médico, odontológico e da Saúde da Mulher, sala de curativo, sala de vacina, sala de acolhimento, sala de expurgo, sala de reunião, sala para os ACS, sala para agentes de endemias, cozinha, banheiros, recepção e sala de espera. A USF de Joaquim de Oliveira realiza os serviços de consulta médica e de enfermagem, atendimento odontológico; curativos; administração de vitamina A; teste rápido de gravidez, de IST’s e de Covid-19; puericultura; pré-natal, preventivo, atendimento a hipertensos e diabéticos; planejamento familiar e atendimento individual, domiciliar e para tabagistas.

“A reforma na unidade contribui para a melhoria no ambiente de trabalho e na qualidade dos atendimentos, proporcionando um ambiente limpo e agradável, com maior conforto para os usuários e os profissionais que atuam aqui. Nós também somos a população, nós também somos o SUS e o governo tem esse pensamento de saber se os profissionais estão bem, de saber como está a população, só tenho a agradecer. Eu não trabalho sozinha, nós trabalhamos em equipe e eu quero agradecer por todo o esforço e trabalho”, ressaltou a responsável técnica da unidade, a enfermeira Marcelle Nascimento.

Marcelo Delaroli entrega novo modelo da Unidade de Saúde da Família em Joaquim de Oliveira (3) (1)Familiares de Maria Aparecida da Silva Pereira também acompanharam a cerimônia de entrega da reforma da unidade de saúde que leva o seu nome e agradeceram à Prefeitura de Itaboraí pela homenagem.

“Quero agradecer ao prefeito por ter dado continuidade a essa homenagem muito bem dada. Que continuem lembrando do legado que ela deixou, que foi cuidar e amar ao próximo. Infelizmente, ela foi embora muito nova, mas eu aprendi muito e que eu possa dar continuidade ao legado dela”, concluiu Denise Romão, de 49 anos, filha de Maria Aparecida.