Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Ação em celebração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Por Saúde

Publicado em 27/04/2023

hipertensãoDia de cuidado, prevenção, lazer e atividades físicas. A Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e de Esporte e Lazer (SEMEL), realizou uma ação com diversas atividades gratuitas, nesta quarta-feira (26/04), em celebração ao Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. A iniciativa foi realizada na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, e contou com a participação de representantes de diversas pastas.

Instituído pela Lei Federal nº 10.439/2002, o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial é celebrado anualmente no dia 26 de abril e tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença. Durante a ação, pessoas de todas as idades contaram com diversas atividades gratuitas, como alongamento, aula de ritmos e ginástica aeróbica, além de palestras de alimentação saudável, antitabagismo e envelhecimento saudável. Foram oferecidos também os serviços de pressão arterial, medição da glicemia capilar e medição da circunferência abdominal.

hipertensão 2A coordenadora de Controle de Hipertensão e Diabetes, Aline Guzzo, afirmou que as atividades de promoção da saúde, rodas de conversa, grupos educativos e de práticas corporais são de fundamental importância para a prevenção da hipertensão arterial no município.

“A hipertensão é uma doença crônica não transmissível, caracterizada pelo aumento sustentado da pressão arterial (PA) igual ou superior a 140/90 mmHg. Quando a hipertensão não é controlada e aliada aos fatores de risco como sedentarismo, obesidade e tabagismo, a condição se agrava, podendo levar ao infarto, ao acidente vascular encefálico e a doença renal crônica. Essas ações que realizamos são muito importantes, pois incentivam a adesão ao tratamento dessa doença”, disse a coordenadora.

hipertensão 3A pressão alta normalmente não apresenta sintomas, mas quando presentes estes podem ser: tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão. Em casos de sintomas, a população deve procurar o serviço de Saúde mais próximo de sua residência. O tratamento dos pacientes portadores de Hipertensão Arterial é realizado nas Unidades de Saúde da Atenção Primária, através das consultas de acompanhamento, monitoramento da pressão arterial e realização de exames periódicos. De acordo com agravamento do quadro ou a junção de outras patologias, os pacientes são encaminhados para os médicos especialistas.

Presente na programação, o secretário municipal de Esporte e Lazer, Fábio Santos, ressaltou o papel das atividades físicas na prevenção e combate da hipertensão arterial.

“É fundamental a prática de exercícios físicos na prevenção de doenças crônicas, como a hipertensão arterial. É necessário ressaltar a parceria com a Secretaria de Saúde na promoção de qualidade de vida para a população. Atualmente, contamos com vários núcleos de atividades físicas espalhados por toda a cidade e as portas estão abertas para os munícipes”, concluiu o secretário.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe