Saúde

Prefeitura de Itaboraí promove Seminário de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Por Saúde

Publicado em 19/05/2023

Seminário adventistaA Prefeitura de Itaboraí, por meio do Grupo de Trabalho de Combate ao Abuso e a Exploração de Crianças e Adolescentes (GT/CAESCA) realizou o Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, nesta quarta-feira (17/05), no Colégio Adventista. O evento foi destinado aos orientadores educacionais, psicólogos, profissionais da Saúde e Desenvolvimento Social e sociedade civil. O evento contou com a colaboração das secretarias municipais de Educação (SEMED), Saúde (SEMSA) e de Desenvolvimento Social (SEMDS).

A coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Criança e do Adolescente (PAISCA), Bianca Sydio, comentou sobre o trabalho de parceria entre as instituições, que visa conscientizar a população dos riscos e formas de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

“Estou muito feliz pelo dia de hoje. Aqui nós temos representantes de diversos segmentos e a mensagem que eu gostaria de passar em nome do GT, é o trabalho em rede. A gente não consegue vencer a luta contra a violência, se a gente não trabalhar em rede. Então a minha maior mensagem é ‘trabalhar a prevenção, através da articulação, todos em conjunto em prol de um mundo melhor, de um mundo sem violência’, comentou a coordenadora Bianca Sydio.

O GT/CAESCA é um grupo de trabalho interdisciplinar, instituído pelo Decreto Municipal nº20 de 14 de março de 2019, constituído por representantes dos órgãos e entidades da administração pública municipal e conselhos municipais. E responsável por promover ações articuladas para estimular prevenção e atendimento rápido nos casos de violência sexual contra pessoas dessa idade no município, dentre outras atividades.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, é uma data de luta, conscientização, mobilização e engajamento de toda sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas no Brasil. Com isso, o Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes incentiva que em todo o Brasil sejam realizadas ações que visem alertar toda a sociedade sobre a necessidade de prevenção à violência sexual.

seminário 2A subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, falou da importância de se multiplicar o conhecimento adquirido no seminário para toda comunidade. Assim, de fato, será possível a prevenção da violência contra crianças e adolescentes.

“Quando pensamos em violência com crianças e adolescentes, o primeiro lugar onde essa criança, normalmente, conta, demonstra ou dá sinal, é na escola. Mas a escola sozinha não dá conta. Não tem como darmos conta sozinhos, para isso precisa do trabalho em rede, de nos unirmos. É muito bom quando estamos em um município que as secretarias conversam entre si. Importante lembrarmos que essa responsabilidade não é só das secretarias, mas de toda a sociedade. Nós somos os multiplicadores das informações adquiridas para a sociedade”, destacou Gláucia.

O seminário contou com apresentação da história sobre a criação do GT/CAESCA; dados epidemiológicos de violências baseados no preenchimento da ficha de notificação compulsória de violência interpessoal e autoprovocada e vídeo sobre o caso da menina Araceli, sequestrada aos oito anos de idade, em 18 de maio de 1973, e ter sido drogada, espancada, estuprada e morta na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

A programação contou ainda com a palestra ‘Identificar e Notificar é Proteger’, com a assistente social Ana Paula Rosalino, formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-graduanda em Administração Pública, com 16 anos de experiência de atuação na política pública de Assistência Social. Além de ciclo de perguntas e apresentação teatral, com o grupo Drama Brasil, com o tema ‘A Hora da Decisão’.