Itaboraí 190 anos: Ito Melodia lança show inclusivo inédito em Itaboraí

Por Saúde

Publicado em 20/05/2023

Itaboraí 190 anos Ito Melodia lança show inclusivo inédito em Itaboraí (3)Um show inédito e dedicado a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Assim foi o show inclusivo do cantor Ito Melodia, na tarde deste sábado (20/05), como parte da celebração dos 190 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí. O evento aconteceu na mesma estrutura de shows de aniversário da cidade, localizado na Avenida 22 de Maio, na altura do nº 3428, em Joaquim de Oliveira.

Acompanhado da primeira-dama Pâmela Delaroli e do filho, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhou a apresentação de Ito Melodia junto com o público e ressaltou a importância desse dia tão especial para a população de Itaboraí.

Itaboraí 190 anos Ito Melodia lança show inclusivo inédito em Itaboraí (1)“Foi uma honra poder participar desse show, que com certeza será inesquecível para todos. Temos que agradecer o Ito por fazer a alegria das nossas crianças e famílias nesse dia tão especial. E, nesta data, nada mais justo do que homenagear a Berenice, que é referência em todo o país”, disse Marcelo Delaroli.

Responsável pela parte musical do show, o intérprete Ito Melodia agradeceu pela oportunidade e afirmou que o show inclusivo é de extrema importância. Dentre os sucessos, a canção ‘Sou um artista de um mundo solitário’, em que canta sobre autismo. Entre as adaptações, um ambiente tranquilo, sem muita gente ao redor, música baixa e local preparado.

Itaboraí 190 anos Ito Melodia lança show inclusivo inédito em Itaboraí (4)“Hoje é dia de proporcionar esse show especial para os autistas. Conheci o autismo há dez anos, e desde então venho pedindo a Deus para abençoar a vida de cada uma dessas crianças. Sou um artista solidário e agradeço a Prefeitura de Itaboraí pela oportunidade”, enfatizou Ito Melodia.

O deputado estadual, Guilherme Delaroli, subiu ao palco e entregou pessoalmente nas mãos da Berenice Piana, idealizadora da Clínica Escola do Autista e co-autora da lei federal 12.764/12, uma moção de aplausos pelo trabalho realizado em prol da causa autista.

“Essa moção de louvor e adoração é pra agradecer a Berenice por tudo que ela tem feito na vida de tantas pessoas. Ela não tem ideia do que ela representa, da importância que ela tem para muitas famílias. Que Deus continue a abençoando e podem contar conosco”, comentou Guilherme Delaroli.

Itaboraí 190 anos Ito Melodia lança show inclusivo inédito em Itaboraí (2)Emocionada, Berenice Piana, parabenizou a gestão municipal por apoiar a causa do autismo e realizar um show dedicado para as pessoas com TEA.

“É uma sensação de pioneirismo, de história, nunca aconteceu isso antes, de alguém fazer algo com uma dimensão dessa, de fazer um show adaptado para pessoas autistas, respeitando a sua diferença e a sua condição. Eu acompanho tudo que acontece no mundo sobre autismo e nunca tinha visto algo semelhante, como um artista fazer um show adaptado respeitando as condições do autista. É incrível, às vezes eu fico me perguntando se isso está mesmo acontecendo. Nós estamos recebendo esse privilégio, enquanto o resto do país padece sem nenhum tratamento adequado. Eu fico muito feliz em ver um prefeito que veste azul e que traz o Ito Melodia para cantar tão lindo pra gente”, ressaltou Berenice.

Itaboraí 190 anos Ito Melodia lança show inclusivo inédito em Itaboraí (5)Maria Cláudia de Jesus, de 48 anos, é mãe de Carlos Alberto Lima, de 29 anos. A moradora de Quissamã falou da satisfação e alegria de poder presenciar um momento deste. Segundo ela, o autismo tem rompido barreiras, antes jamais vistas.

“É a primeira vez que vejo isso em Itaboraí e olha que convivo com o autismo há quase 30 anos. A prefeitura está de parabéns pela iniciativa, e eu não poderia deixar de vir prestigiar e trazer meu filho para curtir, ele adora samba”, disse Maria, destacando que o filho é atendido na Clínica Escola do Autista, em Venda das Pedras, e já terminou o ensino médio na rede pública de ensino.