Itaboraí 190 anos: Tradicional Desfile Cívico Escolar atrai grande público para Av. 22 de Maio

Publicado em 23/05/2023

Itaboraí 190 anos Tradicional Desfile Cívico Escolar atrai grande público para Avenida 22 de Maio (2)A Avenida 22 de Maio, no Centro da cidade, foi tomada por milhares de estudantes, que participaram do tradicional Desfile Cívico Escolar de Itaboraí, nesta segunda-feira (22/05), data que é celebrada 190 anos de emancipação político-administrativa do município. Antecedendo o desfile, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, juntamente com a família, secretários e vereadores, participou da solenidade oficial de hasteamento das bandeiras, em frente à sede da Prefeitura, na Praça Marechal Floriano Peixoto.

Realizada pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o desfile cívico reuniu alunos de 95 unidades escolares e administrativas da rede municipal de ensino e ainda 20 instituições, dentre escolas das redes estadual e privada, escolas de música, de dança e outros projetos. Além de espectadores, que acompanharam de perto e nas arquibancadas.

Itaboraí 190 anos Tradicional Desfile Cívico Escolar atrai grande público para Avenida 22 de Maio (4)O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, se mostrou grato por mais um ano de conquista para o município e anunciou mais entregas nas áreas da Saúde e Educação neste mês de aniversário da cidade. E ainda destacou a importância do desfile cívico para a população e comunidade escolar.

“Nesse mês de aniversário vamos entregar equipamentos em diversas áreas, como Saúde e Educação, e com isso, a gente está podendo transformar e dar muito mais dignidade para o nosso povo, que é para isso que nos colocaram aqui. Quero ainda parabenizar o secretário de Educação e toda sua equipe por um trabalho tão árduo e firme para transformar a Educação, que a gente sabe que é a base de tudo. Parabéns ainda para as nossas escolas, nossos alunos e a população que deram um show de civilidade, neste evento tão grandioso, que é o desfile cívico”, disse Marcelo Delaroli, ao lado da primeira-dama, Pâmela Delaroli.

Itaboraí 190 anos Tradicional Desfile Cívico Escolar atrai grande público para Avenida 22 de Maio (5)Prestigiaram o desfile o deputado estadual, Guilherme Delaroli; os deputados federais, Altineu Côrtes e Soraya Santos; secretários municipais e vereadores. Com o tema ‘Itaboraí, Cidade Leitora’, temática elencada pela SEMED para este ano letivo, a programação contou ainda com a participação da Banda da Guarda Municipal, bandas das unidades escolares e outras, acompanhando o desfile.

Cada escola municipal participou com uma média de 30 alunos, além dos profissionais das unidades. Já as outras instituições, com aproximadamente 100 participantes. O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, falou sobre o resultado positivo do desfile, que este ano aconteceu em novo local, na Avenida 22 de Maio. A localidade foi escolhida devido a logística, assim, oferecendo melhor acomodação para as escolas e o público que veio prestigiar o evento.

Itaboraí 190 anos Tradicional Desfile Cívico Escolar atrai grande público para Avenida 22 de Maio (1)“A Avenida 22 de Maio é uma via tradicional e muito conhecida na cidade. Aqui, conseguimos organizar as escolas de maneira mais tranquila, e elas conseguem mostrar melhor as atividades e projetos realizados dentro das unidades. Além de oferecermos mais conforto para todos, inclusive para as pessoas que trabalham para fazer esse maravilhoso evento”, ressaltou o secretário.

Além da festividade cívica, os desfiles visam valorizar a história, a memória, a cultura e a Educação do município e de suas várias comunidades. E ainda dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pela rede municipal de ensino nas unidades escolares.

Itaboraí 190 anos Tradicional Desfile Cívico Escolar atrai grande público para Avenida 22 de Maio (6)Quem compareceu e aprovou as novidades do desfile cívico neste ano, foi a comerciante Edna Soares, de 38 anos. Prestigiando a sobrinha no desfile, a moradora do bairro Outeiro das Pedras, comentou sobre o novo local e a estrutura montada para atender o público.

“Eu não perco um desfile cívico aqui na cidade, desde que me entendo por gente. Eu desfilava quando criança e hoje venho para acompanhar meus amigos e familiares. Esse ano, só tenho elogios a fazer, tudo perfeito. Fiquei sentadinha na arquibancada assistindo só de camarote”, enfatizou Edna.