Ações em celebração ao Dia Nacional do Teste no Pezinho

Por Saúde

Publicado em 06/06/2023

Em alusão ao Dia Nacional do Teste no Pezinho, que é celebrado nesta terça-feira (06/06), a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou ações em diversas unidades de Saúde, a fim de chamar a atenção para a importância da realização deste exame no recém-nascido.

Nas unidades, as famílias que buscaram este atendimento, contaram com palestra sobre o tema e a realização do teste em seus bebês. Vale destacar que nos últimos meses o município capacitou funcionários da Saúde, com intuito de ampliar a qualidade e abrangência deste serviço que pode salvar vidas.

Neste primeiro momento as unidades já capacitadas para realizar o teste do pezinho são: Agro Brasil, Reta Nova, Joaquim de Oliveira, Planalto Marambaia, Sapê, Gebara/Monte Verde, Itambi, Areal, Aldeia da Prata, São José, Vila Rica, Quissamã, Pachecos, Visconde e Santo Antônio. O Posto de Saúde Prefeito Milton Rodrigues Rocha continua sendo a unidade de referência.

Também é importante frisar que já estão agendadas para as próximas semanas, capacitações em outras unidades para alcançar mais famílias, promovendo a propagação de um atendimento de qualidade para todos os munícipes. Dentre elas, as unidades de Mangueira, Bairro Amaral, Apolo e Cabuçu.

O exame deve ser feito a partir do terceiro ao quinto dia de nascimento, após 48h da primeira amamentação/alimentação do recém-nascido e basicamente consiste em coletar sangue do calcanhar do bebê, permitindo a identificação de doenças graves, como síndrome falciforme, fenilcetonúria, hipertiroidismo congênito, deficiência de biotinidase, fibrose cística hiperplasia e adrenal congênita.

Com a filhinha de apenas cinco dias de vida, Karolaine de Souza, de 23 anos, falou sobre o que aprendeu neste Dia Nacional do Teste do Pezinho em Itaboraí.

“Soube do teste do pezinho e vim até o posto. Tivemos uma palestra, em que a profissional explicou sobre os benefícios da realização do exame e a importância de fazer até o quinto dia do nascimento do bebê. Isso é muito bom e fico feliz por estarmos tendo acesso a esse serviço aqui no município”, disse a moradora de Manilha.