Saúde

‘Aquela que reluz’: Primeira bebê nascida de parto normal na Maternidade Municipal Helena Delaroli compartilha o mesmo nome da unidade

Por Saúde

Publicado em 12/06/2023

Helena do Amparo é a primeira bebê a nascer de parto normal, após a entrega da modernização da Maternidade Municipal Helena Delaroli, nas dependências do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior (HMDLJ), em Itaboraí, na noite desta terça-feira (06/06). A recém-nascida chegou a este mundo esbanjando saúde e contagiando a todos com alegria e emoção.

A chegada da pequena Helena foi marcada por simbologia, isso porque além da bebê ser o nascimento número um nas novas dependências da unidade, ela também tem o mesmo nome da maternidade. Vale destacar que o nome da enfermeira que auxiliou no parto também era Helena. O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, expressou que tudo isso é mais que uma coincidência, é uma confirmação.

“Primeiro parto normal na Maternidade Helena Delaroli, a criança se chama Helena e a enfermeira se chama Helena também. Essa bebezinha já é uma benção e eu não acredito em coincidência, mas sim em presente de Deus. A gente trabalha quase 24 horas por dia, mas ver os resultados desse trabalho faz tudo valer a pena. A maternidade está linda, o atendimento está sendo realizado com excelência e nada está sendo em vão. O nome da unidade foi uma homenagem feita pela Câmara de Vereadores e tem muito significado. Cada detalhe dessa maternidade foi pensado com muito carinho e é uma honra entregar essa unidade junto com o nosso prefeito Marcelo Delaroli e com a primeira-dama, Pâmela Delaroli, que fez total diferença nesse processo”, disse Hédio Mataruna.

A mãe da pequena Helena, Gerlane do Amparo Santos, de 31 anos, chegou na maternidade com 41 semanas e deu à luz a linda Helena, pesando 3,220 kg e medindo 50cm. A moradora do bairro Ampliação, em Itaboraí, classificou como excelente o tratamento recebido na unidade, da recepção ao pós-parto, e demonstrou gratidão e satisfação com as novas instalações da maternidade.

“Foi um momento bastante mágico, por ser a primeira paciente a estar inaugurando a maternidade e eu só tenho a agradecer a todos os funcionários, enfermeiros e médicos que acolheram eu e minha filha muito bem. Tenho muito a agradecer ao prefeito pelo investimento feito na maternidade, que está com uma qualidade excelente. Só gratidão por esse dia”, expressou Gerlane.

A primeira mãe a dar à luz na Maternidade Municipal Helena Delaroli contou que escolheu o nome da filha aos quatro meses de gestação e o motivo da escolha foi o significado do nome: “Aquela que reluz”.

A modernização da Maternidade Municipal Helena Delaroli foi entregue à população no último dia 31 de maio e o espaço agora conta com recepção especializada; acolhimento e classificação de risco; dois consultórios médicos; sala de parto e PPP (pré-parto, parto e pós-parto), e uma unidade de cuidado intermediário neonatal convencional (UCINCO); sala de vacinação e exames; e alojamento conjunto. Todos os espaços são devidamente equipados com as necessidades específicas e ainda dispõe de triagem neonatal e registro civil (cartório).

Além da inclusão da banheira no quarto PPP para parto humanizado e novas tecnologias, a unidade também conta com profissionais capacitados e especializados para uma prestação de atendimento de alto nível e de excelência. É importante frisar o aumento na quantidade de leitos disponibilizados para as mamães, sendo agora 28 leitos. Anteriormente, a maternidade contava com 17.