Educação

Itaboraí recebe formação para execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Por Educação

Publicado em 16/06/2023

A equipe do Setor de Alimentação Escolar, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), recebeu uma formação com o tema ‘Encontro de atores envolvidos na execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)’, nesta sexta-feira (16/06), das 9h às 17h, no salão nobre da Prefeitura de Itaboraí.

A formação foi realizada pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE), da Universidade Federal Fluminense (UFF), representado pelas agentes do PNAE, que durante a semana visitaram vários setores que fazem parte da Alimentação Escolar no município, como unidades escolares, agricultores rurais e outros.

O encontro contou com a presença dos secretários municipais de Educação e Agricultura, Mauricílio Rodrigues e Abílio Pereira, respectivamente; da coordenadora do Setor de Alimentação Escolar da SEMED, Ana Beatriz, e da presidente do Conselho de Alimentação Escolar do município, Alessandra Castro. Além das nutricionistas do quadro técnico da rede municipal de ensino, supervisoras de merenda, coordenadora técnica responsável, agricultores rurais e profissionais de municípios convidados.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, falou da parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (SEMAGRI) e parabenizou toda equipe do Setor de Alimentação Escolar, composta por 14 nutricionistas, nove supervisores de merenda, nutricionista responsável técnica e coordenadora, todos presentes na formação. E ainda destacou a importância da presença do CECANE no município, sendo um órgão vinculado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

“Quando assumimos o governo a Agricultura Familiar não tinha transparência, me reuni com o secretário Abílio para iniciarmos do jeito certo, atendendo ao procedimento legal e assim é feito até hoje. Todo método de aquisição de produtos tem uma transparência, por meio de processo licitatório e é público, porque fazemos questão disso. A SEMAGRI tem uma parcela muito grande no sucesso que é hoje é a Agricultura Familiar no município, amparando os produtores rurais, dando conhecimento, promovendo cursos, melhorando as estradas, auxiliando a SEMED naquilo que a gente precisa. É uma parceria que realmente deu certo no governo Marcelo Delaroli, que preza pela excelência do serviço público prestado. E todo esse sucesso também se deve ao fruto do trabalho de equipe do nosso Setor de Alimentação Escolar, pois entendemos que alimentação é uma das coisas mais importantes dentro do ambiente escolar”, destacou o secretário.

A formação tem o intuito de assessorar tecnicamente e operacionalmente o município sobre a gestão do programa, bem como a troca de experiências entre os atores, com vistas ao aprimoramento de sua execução.

O encontro contou com palestra, atualizações do PNAE e dinâmica de grupo. A agente do PNAE, Adaiana Carvalho, agradeceu a recepção do município durante toda a semana, nos locais que o CECANE realizou visitas técnicas.

“Fizemos reunião inicial para explicar o nosso trabalho, visitamos o conselho de Alimentação Escolar, o setor de compra, visitamos unidades escolares para analisarmos as estruturas e o fornecimento dos alimentos. Além de visitas as propriedades de agricultores rurais, atualizações do FNDE, em relação ao PNAE e outros. Vimos que a Agricultura Familiar no município é bem forte, que a prefeitura compra dos agricultores e atinge a meta de no mínimo 30% de produtos oriundos da Agricultura Familiar, como frutas, legumes e verduras”, destacou Adaiana.

O secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, destacou que o município vai além da obrigatoriedade de no mínimo 30% do que é adquirido para abastecer as mais de 90 unidades escolares da rede municipal ser da Agricultura Familiar.

“Por dois anos consecutivos conseguimos passar da meta dos 30%. É o nosso compromisso, de priorizar os agricultores rurais, com alimentos orgânicos e agroecológicos. É um orgulho para nós da Agricultura fazer com que agricultores tenham a cada dia que passa e a cada mês o recebimento deles, desde a hora que se produz até a colheita de qualidade que é entregue”, destacou o secretário.