Fazenda e Tecnologia

Itaboraí adere ao Programa RJ Digital que visa acelerar a transformação da tecnologia no município

Por Fazenda e Tecnologia

Publicado em 03/07/2023

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia (SEMFAT), firmou o compromisso com a digitalização dos serviços públicos no âmbito municipal, aderindo ao Programa RJ Digital, do Governo do Estado do Rio de Janeiro. A assinatura do certificado de adesão aconteceu em uma cerimônia realizada no município de Miguel Pereira, na última sexta-feira (30/06). Nesta semana, a Prefeitura de Itaboraí iniciou também a implantação do novo sistema de processos eletrônicos (SEI).

O prefeito Marcelo Delaroli destaca que acelerar o processo de transformação digital é importante para garantir mais celeridade e transparência nas informações municipais.

Por meio de capacitações e apoio para a implementação de estratégias digitais fornecidas pelo Governo do estado do Rio de Janeiro, a ação tem o objetivo de expandir e levar a transformação digital a todo o território fluminense.

O secretário municipal de Fazenda e Tecnologia, Roberto Santiago, participou da cerimônia, e ressaltou a importância da adesão desse programa para a cidade.

“O programa RJ Digital veio para complementar e fortalecer nossos projetos quanto a modernização e digitalização na prestação de serviços públicos municipais com mais transparência e celeridade. Esse provejo amplia para a União e Estado que se integram também ao processo municipal”, afirmou o secretário Roberto Santiago.

O Programa RJ Digital-Municípios lançado nesta sexta-feira (30/06) apresentou todo o detalhamento da iniciativa e o propósito de acelerar a transformação digital do Estado do Rio de janeiro, a partir da adesão às iniciativas integradas do Governo Federal (Secretaria de Governo Digital) e do Governo do Estado do Rio.

Em âmbito municipal, a Prefeitura de Itaboraí iniciou a implantação do novo sistema de processos eletrônicos (SEI), para agilizar ainda mais a migração do analógico para o digital na cidade.

O SEI impactará diretamente na economia de gastos públicos do município, tendo em vista a diminuição do custo operacional de contratos com empresas de papel e tintas para impressoras. Além do custo, o SEI foi pensado para melhorar a antiga forma de trabalho, que gera lentidão para a rotina administrativa.

Neste sistema, todos os processos e documentos são criados e tramitam eletronicamente, promovendo mais velocidade, transparência e eficiência para o serviço público, visando todos os órgãos da administração direta e indireta municipal.

Noticias em Destaque