Saúde

Saúde realiza teste rápido de hanseníase em contatos de pacientes diagnosticados com a doença

Por Saúde

Publicado em 03/07/2023

Com intuito de facilitar o diagnóstico precoce da Hanseníase e monitorar os contatos dos pacientes já diagnosticados com a doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, realiza, por meio de agendamento, teste rápido de Hanseníase para contactantes. Os testes são realizados na Unidade de Saúde de Quissamã, ao lado do Centro Especializado de Saúde de Itaboraí (CESI), onde acontecem os tratamentos de hanseníase para a população. A próxima dada agendada é no dia 13 de julho.

A princípio, os testes são realizados apenas em pessoas em contato direto com pacientes diagnosticados com hanseníase. Os contactantes, aproximadamente 50 pessoas, estão sendo acionados pela equipe do Programa. Até o momento, 10 pessoas foram testadas, porém todas não reagentes. O teste imunocromatográfico é capaz de determinar de forma qualitativa a presença de anticorpos IgM anti-mycobacterium leprae. A determinação do resultado é realizada por análise visual e fica pronto em 15 minutos.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, Vanesca Temóteo, o objetivo de realizar essa testagem é justamente para quebrar a cadeia de transmissão. E o município poderá ainda monitorar com perspicaz a doença, reduzindo a incidência de sequelas, deformidades e até as complicações irreversíveis.

“Vale ressaltar que esse teste não é para fechar diagnóstico, e sim para saber se há uma predisposição genética em ter a doença ou não. Se o resultado der reagente, não necessariamente ele está com a doença. Caso o resultado seja regente e o paciente não tiver manchas e nem sintomas algum, vamos acompanhá-lo durante cinco anos, uma vez por ano. E se der reagente e tiver sinais e sintomas, será encaminhado para a nossa unidade de referência, que é no ambulatório dentro do CESI, onde será realizado outros exames para fechar o diagnóstico”, destacou Vanesca.

Em Itaboraí, o programa existe há mais de 30 anos e o tratamento completo contra a doença é oferecido de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, no ambulatório de Hanseníase, no CESI, em Quissamã. Atualmente, 16 pacientes fazem tratamento e acompanhamento médico no ambulatório.

Hanseníase

É uma doença infecciosa causada pela bactéria Mycobacterium Leprae, também conhecida como bacilo de Hansen.

Sinais e sintomas da doença

• Manchas esbranquiçadas, amarronzadas e avermelhadas na pele com alteração na sensibilidade.
  • Sensação de fisgada, choque, dormência e formigamento ao longo dos nervos dos membros.
  • Perda de pêlos em algumas áreas e redução de transpiração.
  • Caroços no corpo, pela seca.

Onde se tratar

Se apresentar um ou mais desses sinais e sintomas procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. O tratamento é gratuito oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).