Busca

VOLTAR PARA O PORTAL DE NOTÍCIAS

Saúde

Itaboraí reforça metas de combate ao Aedes Aegypti

Por Saúde

Publicado em 27/07/2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, realizou uma reunião destinada aos agentes de endemias do município, no Rotary Club, nesta quarta-feira (26/07). O encontro foi promovido pelo Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses (DVVZ), com intuito de destacar as ações e conquistas do setor, além das metas alcançadas até o primeiro semestre de 2023 e objetivos a serem alcançados.

Atualmente Itaboraí encontra-se em médio risco de infestação, com o índice predial para o Aedes aegypti geral em 1,1%, segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), finalizado no último mês de maio. Esse levantamento é realizado quatro vezes ao ano, e o próximo será em agosto. Vale ressaltar que o índice tolerável é de até 3%.

O subsecretário municipal de Vigilância em Saúde, Melyon Machado, falou do trabalho dos agentes de endemias, sendo de suma importância para manter a cidade com os índices de infestação do Aedes aegypti abaixo do tolerável.

“Hoje o Departamento de Vigilância de Vetores e Zoonoses é reflexo de qualidade. Somos uma equipe com melhores resultados, que funciona também dentro do hospital municipal Leal Júnior, com altos números de notificações. Uma equipe séria, técnica e com muito conhecimento, que inclusive realiza treinamentos para outros municípios. Apesar de algumas dificuldades, é muito gratificante ver o número de vocês produzem. E o que pudermos fazer para melhorar, nós enquanto secretaria de Saúde iremos fazer. Já estamos fazendo, mas vamos fazer muito mais”, destacou o subsecretário Melyon.

O município de Itaboraí conta com aproximadamente 210 agentes de endemias, que atuam nos oitos distritos, com ações de controle a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os agentes de endemias conseguem atingir por cada ciclo, bimestralmente, quase 160 mil imóveis. Para denunciar focos de mosquito, basta entrar em contato com o e-mail: dvvzitaborai@gmail.com

Segundo o diretor do DVVZ, Adriano de Paulo, os agentes de endemias estão presentes em 90% dos imóveis do município. E apesar do médio risco de infestação, toda população deve ficar atenta e realizar as ações de prevenção para coibir a proliferação do mosquito.

“São ações simples, do dia a dia, que podem acabar com os focos do mosquito. Dentre elas, manter caixas, tonéis e barris de água bem tampados; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar as garrafas vazias sempre de cabeça para baixo e de preferência em local coberto e outros”, disse Adriano.

O evento contou ainda com a entrega dos certificados do curso ‘Potencializando os Aspectos de Liderança’, oferecido pela equipe técnica do DVVZ, com auxílio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), da SEMSA.

Secretaria Municipal de Comunicação

Compartilhe