Setembro Amarelo: ação de prevenção é promovida na Avenida 22 de Maio

Por Saúde

Publicado em 22/09/2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), promoveu uma ação de prevenção e conscientização ao Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A ação ocorreu na Avenida 22 de Maio, na altura do Centro, próximo a Praça Alarico Antunes, e contou com abordagem à população, distribuição de panfletos, orientações sobre como pedir ajuda e informações sobre atendimento do CVV.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, falou da importância do assunto e enfatizou a necessidade do olhar constante, a ponto de identificar a dor das pessoas que estão ao nosso redor. E ainda agradeceu ao trabalho realizado pelo Departamento de Saúde Mental do município, nas unidades de Saúde, com atendimentos psicológicos.

“A gente percebe sinais de suicídio crescendo dia após dia. Não adianta a gente só querer tratar a ponta, a tratar pessoas que estão prestes a cometer o suicídio. Temos que entender como sociedade, o porquê disso está cada vez mais latente dentro das nossas famílias, inclusive dentro de crianças e adolescentes. Que esse Setembro Amarelo não seja apenas um setembro de 2023, mas que seja um marco na minha vida e na sua vida também”, disse o secretário.

O evento contou ainda com café da manhã; atividades no trânsito, com placas de frases motivacionais e música ao vivo. A estudante e moradora de Três Pontes, Lorena de Oliveira, de 19 anos, estava passando pelo local quando viu a ação e foi abordada.

“Eu acho extremamente importante, porque muitas pessoas, inclusive os jovens passam por algum tipo de depressão e pensam em tirar sua vida. Ações como essa é uma forma de reforçar o quanto a vida é importante e o quanto eles têm valor”, frisou Lorena.