Controladoria

Prefeitura apresenta contas referentes ao 2º quadrimestre de 2023

Por Controladoria

Publicado em 27/09/2023

Em audiência pública realizada nesta terça-feira (26/09), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, em Nancilândia, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Controladoria-Geral do Município, apresentou as contas referente ao 2º quadrimestre de 2023, que compreende os meses de maio a agosto. Os dados apresentados estão de acordo com a Lei Complementar nº 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão.

Segundo o Controlador-Geral do município, Castro Netto, por determinação do prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, as ações do governo devem ter o máximo de transparência possível.

“Esse trabalho é feito baseado no Relatório de Gestão Fiscal (RGF) e no Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), disponibilizados pela Secretaria Municipal de Fazenda e Tecnologia. Estamos nos esforçando desde o começo do ano para inserir estes dados no Portal da Transparência, no site oficial da Prefeitura de Itaboraí. A apresentação de hoje, por exemplo, já está disponível no portal, acessível a toda população. Além disso, toda a sessão foi filmada e transmitida ao vivo pelo Facebook da Câmara Municipal de Itaboraí, e vai ficar disponível para ser assistida posteriormente por qualquer cidadão”, disse o Controlador.

Os dados apresentados, além de demonstrar a relação entre receitas e despesas dos órgãos municipais, também demonstram o cumprimento do limite prudencial das despesas com pessoal, e ainda o cumprimento dos limites legais dos gastos na Saúde e na Educação.

A audiência pública contou com a presença do Presidente da Câmara de Vereadores, Elber Correa e os vereadores Matheus Borges, César, Alexandre do Coqueiro e Marquinhos Orelha. Além dos Secretários Municipais de Educação, Mauricílio Rodrigues, e Saúde, Hédio Mataruna Delaroli, além da sociedade civil.

Noticias em Destaque