Saúde

Vagas abertas para curso de Atenção à Reabilitação da Pessoa com TEA promovido pelo Ministério da Saúde

Por Saúde

Publicado em 28/09/2023

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Núcleo de Educação Permanente e Pesquisa em Saúde (NEPPS), divulga as vagas para o curso de Atenção à Reabilitação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo, realizado pelo Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e ministrado pela Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). Ao todo, são 10 mil vagas disponíveis para todo país e as inscrições até o dia 31 de outubro de 2023, pelo link: https://www.unasus.gov.br/cursos/curso/46585

O intuito do curso é fazer com que os alunos compreendam que a atenção à saúde se estende à família e não se deve reduzir à condição diagnóstica, considerando as especificidades e individualidades dos sujeitos frente à sua maneira de estar no mundo e se relacionar, a partir das diferenças no espectro.

Para que a atenção seja integral, as ações devem estar articuladas aos diferentes serviços de atenção da Rede SUS, serviços de proteção social e da educação.

Com carga horária de 30h, em formato EAD (Ensino à Distância), o curso é destinado a profissionais que atuam no SUS, envolvidos na reabilitação da pessoa com deficiência, tais como: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, nutricionistas e cirurgiões-dentistas. Além de profissionais de nível técnico, acadêmicos e demais interessados nas temáticas abordadas.

Dentre os assuntos abordados, estão histórico do Transtorno do Espectro Autista (TEA); sinais de alerta e avaliação diagnóstica; epidemiologia e causas relacionadas ao TEA; a notícia do diagnóstico de TEA; apoio e acolhimento da família e outros.

O curso é totalmente gratuito e com enfoque prático, baseado na rotina dos profissionais de saúde e em suas reais necessidades. As aulas iniciam a partir da inscrição e após o término, até 20 de novembro, o certificado de conclusão fica disponível para impressão e é fornecido pela Universidade Federal do Maranhão.

É importante destacar que foi inserida na caderneta de vacinação da criança um dos instrumentos utilizados para diagnosticar o transtorno: o M-CHAT. Que é um questionário voltado para os pais com o intuito de identificar o mais precocemente possível o TEA. Portanto, os profissionais devem ficar atentos e não perder essa oportunidade.