Segurança

Projeto Ronda Musical promove atividades recreativas para alunos da rede municipal

Por Segurança

Publicado em 09/10/2023

Alunos da Escola Municipal Adelaide de Magalhães Seabra, em Visconde, tiveram um dia especial, divertido e cheio de conhecimento musical, nesta segunda-feira (09/10). A criançada participou de atividades lúdicas, promovidas pelo projeto Ronda Musical, do Grupamento Especial de Ronda Escolar (GERE), da Guarda Municipal de Itaboraí.

A programação, dividida em dois turnos, manhã e tarde, aconteceu na quadra da Escola Municipal Antônio Santos da Silva, em Venda das Pedras, e contou com a presença de aproximadamente 100 alunos, da Educação Infantil e 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.

Por meio de atividades recreativas, foram apresentados ao público, o teatro de fantoches, com os personagens Betinho e Duda, que falaram sobre o tema bullying. Já a Banda Municipal Visconde de Itaborahy, apresentou os instrumentos utilizados, como clarineta, flauta, saxofone, trombone e outros. Além de tocar um repertório destinado ao público infantil, como Fazendinha, do Mundo Bita e Baby Shark e ter a participação dos mascotes da GERE, os personagens Xandinho e Beninha.

Para o coordenador do GERE, o guarda municipal Luiz Carlos, o projeto Ronda Musical é algo que as crianças gostam bastante e que interagem o tempo todo.

“Hoje trouxemos uma atividade completa. Começamos com o teatro de fantoches, com os personagens falando sobre algo tão importante, que é o bullying, mas na linguagem das crianças, para ser de fácil entendimento. E na parte musical eles interagiram bastante, sabiam todas as músicas, inclusive os hinos nacional e do município”, comentou Luiz Carlos.

A Guarda Municipal de Itaboraí é vinculada à Secretaria Municipal de Segurança (SEMSEG). Além do Ronda Musical, o GERE possui outros projetos que visam contribuir com o aprendizado e desenvolvimento da população jovem de Itaboraí, como o Teatro de Fantoches, Condutores do Futuro, e ainda ações educativas sobre bullying e conceitos de cidadania.