Desenv. Social

Novembro Azul: Palestra conscientiza sobre ‘Cuidado e Atenção à Saúde do Homem’

Por Desenv. Social

Publicado em 08/11/2023

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), promoveu a palestra ‘Cuidado e Atenção à Saúde do Homem’, no Plenário Francisco Nanci da Câmara de Vereadores, nesta quarta-feira (08/11). A ação faz parte da campanha ‘Novembro Azul’, de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

A palestra, ministrada pela coordenadora da Área Técnica da Atenção Integral da Saúde do Homem, da SEMSA, a enfermeira Danielle Baldez, foi destinada aos funcionários do sexo masculino da SEMDS, assistentes sociais dos equipamentos e idosos da ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, falou da importância de debater o assunto, e assim desmistificar a resistência de alguns homens, em fazer exames de rotina.

“Estamos aqui para que essa fala seja reproduzida, que as informações sejam levadas para a nossa população, nosso usuário. Que os CRAS se articulem com as unidades de Saúde, conversem e levem o tema para o serviço de convivência”, disse o secretário.

Dentre os assuntos abordados, a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH); acesso e acolhimento; saúde sexual e saúde reprodutiva; paternidade e cuidado; doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violências e acidentes.