Desenv. Social

Itaboraí ganha segunda unidade do Café do Trabalhador para população de Manilha

Por Desenv. Social

Publicado em 10/11/2023

O município de Itaboraí ganhou, nesta sexta-feira (10/11), a segunda unidade do Café do Trabalhador. Localizada no Trevo de Manilha, a iniciativa faz parte de uma parceria do Governo do Estado com a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal Desenvolvimento Social (SEMDS), e busca facilitar o acesso à primeira refeição do dia e garantir mais segurança alimentar e nutricional da população.

Ao todo, serão distribuídos 500 kits de café da manhã, podendo chegar a 1 mil de acordo com a demanda, ao valor de R$ 0,50. O programa funcionará de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h. Cada kit é constituído de um café sem açúcar, um pão com recheio de manteiga e uma fruta, complementados com guardanapo, mexedor descartável, e sachês de açúcar ou adoçante para cada beneficiário.

Acompanhado do deputado estadual Guilherme Delaroli e do deputado federal Altineu Côrtes, o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, inaugurou a segunda unidade do Café do Trabalhador no município e ressaltou a importância do programa para os trabalhadores.

“Estamos muito felizes em poder entregar mais essa unidade do Café do Trabalhador, porque sabemos o que o povo passa, principalmente ao sair para trabalhar de manhã cedo. Vamos investir mais ainda para que o povo de Manilha e toda a nossa cidade tenha muito mais dignidade. Não posso deixar de agradecer ao governador Claúdio Castro, que tem sido um irmão desde o primeiro dia, olhando pela nossa cidade, e trazendo obras em parceria com o Governo do Estado para o nosso município”, disse Marcelo Delaroli, ao lado da primeira-dama Pâmela Delaroli.

O Café do Trabalhador faz parte da política estadual de combate à fome e tem como principal objetivo promover assistência alimentar a trabalhadores, estudantes, idosos e população em situação de vulnerabilidade que utilizam os terminais e estações de transporte coletivo de grande circulação no Estado do Rio de Janeiro para realizar longos trajetos diariamente.

Presente na entrega da segunda unidade em Itaboraí, a secretária estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, afirmou que a iniciativa é fundamental para os trabalhadores de todo o Estado.

“Hoje eu tenho a honra de poder entregar mais uma unidade desse projeto em Itaboraí, que é um dos mais importantes da nossa pasta. Estamos pensando muito no combate à fome e o nosso desejo, a pedido do governador Cláudio Castro, é que tenhamos unidades do Café do Trabalhador em todos os municípios do Estado do Rio. É aqui que o trabalhador vai tomar o seu café, comer o seu pão com manteiga, e comer uma fruta por apenas R$ 0,50. Sou grata a Deus por fazer esse trabalho de segurança alimentar e entregar mais esse equipamento para o povo de Itaboraí, a pedido do prefeito Marcelo Delaroli, que vem fazendo um trabalho lindo em Itaboraí”, ressaltou a secretária.

Em agosto do ano passado, o município recebeu a primeira unidade do Café do Trabalhador, que fica localizada na Praça Alarico Antunes, no Centro. No local, são distribuídos diariamente 500 kits de café da manhã com uma bebida quente, pão com recheio de manteiga e uma fruta. O deputado estadual Guilherme Delaroli aproveitou a oportunidade para anunciar novidades para o município.

“É uma alegria muito grande participar de mais uma entrega, que traz mais dignidade para o nosso povo. Na semana retrasada estive com o governador Cláudio Castro, e ele já autorizou o Restaurante Popular de Itaboraí. Queria pedir a secretária Rosângela para sentarmos e organizarmos administrativamente esse projeto, que vai ser uma grande ajuda para o nosso povo, que sofreu por tantos anos”, disse o deputado.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Marcos Araújo, fez questão de agradecer a parceria com o Governo do Estado e afirmou que a iniciativa busca levar a primeira refeição para os trabalhadores do município.

“Na primeira unidade do Café do Trabalhador em Itaboraí, já passaram 169 mil pessoas em um ano, na Praça Alarico Antunes, no Centro. E pensamos na população de Manilha, que sai cedo de casa e por muitas vezes sai sem tomar café, e agora vai poder tomar o seu café a custo de R$ 0,50. É mais uma entrega desse equipamento que é importante para a nossa população. Não posso deixar de agradecer todo o apoio do Governo do Estado, que vem nos ajudando a transformar Itaboraí”, afirmou o secretário.