Educação realiza culminância do projeto ‘Paz, aqui se faz’

Publicado em 16/11/2023

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED), promoveu a culminância do projeto ‘Paz, aqui se faz’, no auditório do campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade. Desenvolvido em todas as escolas municipais durante o ano letivo de 2023, o projeto ‘Paz, aqui se faz!’ propôs a toda comunidade escolar a cultura de paz, cidadania e direitos humanos no ambiente escolar. E teve como objetivo promover a reflexão sobre o combate à violência.

Segundo a subsecretária de Gestão e Ensino, Gláucia Vieira, no início do ano, o projeto foi pensando para as escolas que atendem alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, mas por aceitação e compromisso da comunidade escolar, todas as unidades municipais de ensino aderiram ao projeto.

“Foi um projeto que deu certo e a ideia é que continue presente no ano letivo de 2024, com o trabalho da cultura de paz. As escolas apresentaram trabalhos incríveis, que contaram com a orientação dos coordenadores pedagógicos, oientadores educacionais e psicólogos da rede municipal de ensino”, destacou Gláucia.

Dentre os temas abordados durante o ano letivo, direitos e deveres do adolescente, combate às fake news e boas práticas de segurança na internet, valorização da vida, bullying e cyberbullyng. Desta forma, gerando debate e reflexão sobre assuntos relacionados ao combate às violências e a promoção de uma cultura de paz nas unidades escolares.

A abertura do evento ficou por conta do músico Fellipe Giron. E a palestra ‘Construção de uma cultura de paz e não violência nas escolas’, com a mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e escritora, Simone Santos. Aproximadamente 20 unidades escolares apresentaram seus trabalhos desenvolvidos dentro das escolas, com comunicação oral, vídeo, e/ou banners. Todos os participantes receberam certificado.