Agricultura

Projeto de Educação Sanitária contempla cinco escolas de áreas rurais

Por Agricultura

Publicado em 27/11/2023

Com três anos de implantação no município, o Projeto de Educação Sanitária nas Escolas Rurais (PESER) realizou sua culminância anual nesta segunda-feira (27/11), no auditório do campus Itaboraí do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Nova Cidade. O projeto é realizado pela parceria entre as secretarias municipais de Agricultura (SEMAGRI) e Educação (SEMED), sob coordenação de Educação Sanitária da Superintendência de Defesa Agropecuária da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA/RJ).

Ao todo, foram contemplados quase 80 estudantes do 5º ano do ensino fundamental de cinco unidades escolares. Cada aluno recebeu um kit contendo uma ‘ecobag’ (bolsa reutilizável) e sete livros didáticos com material educativo sobre os temas: febre aftosa, raiva, brucelose, tuberculose, alimentos seguros, teníase e agrotóxicos.

Em Itaboraí, o projeto teve início em 2021. O programa de Educação Sanitária em escolas rurais visa difundir conteúdos de defesa agropecuária de forma interdisciplinar para os alunos e comunidades rurais em prol do meio ambiente e da saúde coletiva.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, os professores das escolas participantes recebem cartilhas educativas e são capacitados no início de cada do ano.

“Com este projeto já atendemos quase 300 alunos matriculados nas escolas de áreas rurais no município. Esses estudantes atuam como agentes multiplicadores das informações junto a seus familiares, promovendo a conscientização das pessoas e a mudança em suas comunidades”, destacou o secretário.

Neste ano, as escolas municipais beneficiadas são: Adilson Rodrigues Soares, em Montevidiu; Alfredo Torres, em Muriqui; João Augusto de Andrade, em Alto Jacu; José Leandro, em Pachecos e Maria das Dores Antunes, em Picos.