Educação

Aluna da rede municipal de Itaboraí é premiada em projeto ‘Imagens que Transformam’

Por Educação

Publicado em 30/11/2023

A estudante do 9º ano do ensino fundamental, da Escola Municipal Prefeito Milton Rodrigues Rocha, no bairro Areal, Ana Júlya de Azevedo, de 15 anos, foi a vencedora do projeto ‘Imagens que Transformam’, promovido pelo Instituto Aegea e Águas do Rio, com apoio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Ao todo, 26 escolas municipais, com alunos do 8º e 9º do ensino fundamental, participaram do projeto. Dentre elas, estudantes de nove escolas foram selecionados para a votação final.

A imagem capturada pela estudante foi um chuveiro caindo água, no banheiro da casa de sua avó e a frase ‘Um minuto a mais parece pouco, mas o desperdício é grande. Seja consciente e economize cada gota’. Feliz com a conquista, a aluna Ana Júlya de Azevedo, ressaltou que com incentivo das professoras, direção da escola e sua mãe, ela ‘embarcou’ na ideia.

“Eu estou nessa escola desde o 1º ano do ensino fundamental e este é o meu último ano aqui. Fico feliz em deixar meu nome na história dessa escola. Não foi uma vitória só minha, mas de todos. Adorei o projeto, e pude perceber ainda mais a importância do uso consciente da água”, disse Ana Júlya.

‘Imagens que Transformam’ é um projeto educacional que utiliza a fotografia e a publicidade como meios de expressão. O primeiro passo foram as oficinas de capacitação para 35 professores da rede pública, no último mês de agosto. Depois ocorreram as produções artísticas, em que os alunos criam campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos.

Segundo a diretora da escola, Gisele Barbatho Goulart, a instituição de ensino tem tido mudanças significativas, com reformulação de equipe e acompanhamento da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

“Saber que um aluno da nossa escola foi contemplado é muito gratificante. Com todo suporte da Secretaria de Educação estamos conseguindo estimular professores e alunos a terem pensamentos em conjunto e em equipe. Esse projeto foi maravilhoso, pois é algo fora das paredes da sala de aula”, destacou a diretora.

As produções passaram pela etapa de votação popular e comissão julgadora para eleição das duas melhores campanhas de cada cidade. Na sequência ocorreu o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reuniu técnicas de fotografia e linguagem publicitária. A escolas participantes receberão o livro ‘Imagens que transformam’ editado com as campanhas das oito cidades participantes. Dentre as cidades participantes, estão Itaboraí (RJ), Miracema (RJ), Cordeiro (RJ), Barcarena (PA), Campo Grande (MS), Manaus (AM), Penha (SC) e São Francisco do Sul (SC).