Saúde

Dezembro Vermelho: Itaboraí conscientiza sobre importância da prevenção e tratamento multidisciplinar contra HIV

Por Saúde

Publicado em 01/12/2023

Prevenção e conscientização na luta contra o vírus HIV em Itaboraí. A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), deu início a campanha do Dezembro Vermelho, mês de mobilização nacional na luta contra o vírus causador da AIDS. Ao longo do mês, serão realizadas ações educativas nas unidades de saúde com o objetivo de levar informação e cuidados para os usuários da rede municipal.

A primeira das ações programadas para o mês de dezembro aconteceu no Centro de Especialidades de Saúde de Itaboraí (CESI), em Quissamã, nesta sexta-feira (1º/12), em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a AIDS. Durante a atividade, profissionais do Serviço do Atendimento Especializado em IST/Aids e Hepatites Virais realizaram uma palestra educativa sobre as formas de prevenção contra o vírus HIV.

Além disso, distribuíram panfletos informativos e preservativos (masculinos e femininos) para os usuários do CESI. Os usuários também puderam realizar os testes rápidos de HIV e sífilis, com resultado sendo emitido em cerca de 30 minutos após a realização do procedimento.

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, destacou a importância das ações de prevenção e conscientização na luta contra o HIV em Itaboraí.

“A campanha do Dezembro Vermelho é muito importante na luta, conscientização e prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis. Em Itaboraí, nós temos diversos programas que trabalham e abordam esse tema para os usuários da rede municipal de saúde. Estamos realizando as testagens rápidas de HIV e sífilis, sempre trabalhando também na prevenção, no controle e no tratamento, caso o diagnóstico dos testes seja positivo. É importante que a população faça o teste, porque o diagnóstico precoce facilita o tratamento”, afirmou Hédio Mataruna.

Os testes rápidos para identificação do vírus HIV são realizados em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Caso prefira, o cidadão também pode fazer o teste rápido de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, diretamente na sede do SAE IST/AIDS e Hepatites Virais, localizada na Avenida Luiz Fernando de Nanci, lt. 17, qd. 13, em Nancilândia.

Atualmente, segundo a SEMSA, os pacientes em tratamento contra a AIDS recebem a acompanhamento multidisciplinar com a presença de atendimento de médico infectologista, enfermeiros, psicológos, farmacêuticos, além de serviço social. De acordo com a coordenadora do SAE IST/AIDS, Viviane Braga, os testes nas unidades de Saúde são realizados de forma sigilosa, segura e com diagnóstico rápido.

“Em Itaboraí, contamos com testes rápidos de HIV em todas as unidades de saúde do município e a nossa ideia é que a gente faça a testagem mesmo sem a apresentação de sintomas. Em alguns casos, as pessoas demoram a apresentar o sintoma, então o diagnóstico precoce é fundamental tanto para o paciente quanto para a equipe médica durante o tratamento”, disse Viviane.

Dezembro Vermelho

Instituída pela Lei nº 13.504/2017, a campanha Dezembro Vermelho marca uma mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), alertando para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.

Vale ressaltar que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de preservativos com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.